Monitoria em disciplinas de psicanálise: experiências durante a pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-6407.2022.v13.46924Palavras-chave:
formação do psicanalista, formação do psicólogo, formação do psicoterapeuta, universidade, ensino superiorResumo
A literatura sobre monitorias acadêmicas na área da psicologia é escassa, principalmente quando se trata da psicanálise. Neste artigo investigamos vivências inerentes às práticas de monitoria em disciplinas de teor psicanalítico, ocorridas por meio da internet e durante a pandemia, de estudantes de cursos de graduação em Psicologia. O estudo tem natureza descritiva, exploratória e qualitativa; nele, 14 entrevistas semiestruturadas foram realizadas. As narrativas ilustram a atividade de monitoria como peça relevante no cenário de formação continuada em psicanálise, no âmbito universitário. Sob as limitações da pandemia, o exercício da monitoria engendra situações de aprendizados genuínos e instiga vínculos entre monitores, estudantes e professores. Os estudos dos processos de monitoria requerem atenção e se atrelam diretamente às escolhas futuras do estudante; na esfera estudada, esses processos mobilizam reflexões rumo ao exercício profissional e acadêmico da psicanálise.
Downloads
Referências
Barbosa, J. W. Q., & Belchior, M. H. C. S. (2021). O que buscam os estudantes ao realizar monitoria? Um estudo de caso na área de ensino da Hotelaria. Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade, 13(4), 1-22. https://doi.org/10.18226/21789061.v13i4p1173 DOI: https://doi.org/10.18226/21789061.v13i4p1173
Bonfá-Araújo, B., & Farias, E. S. (2020). Avaliação psicológica: A monitoria como estratégia de ensino-aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, 24, 1-3. https://doi.org/10.1590/2175-35392020208998 DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392020208998
Botelho, L. V., Lourenço, A. E. P., Lacerda, M. G. D. E., & Wollz, L. E. B. (2019). Academic monitorship and professional training in health: An integrative review. ABCS Health Sciences, 44(1), 67-74. https://doi.org/10.7322/abcshs.v44i1.1140 DOI: https://doi.org/10.7322/abcshs.v44i1.1140
Brasil (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988. Brasília, DF. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Brasil (1996). Lei nº 9394, de 20 de novembro de 1996 – Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Calligaris, C. (2008). Cartas a um jovem terapeuta. Rio de Janeiro: Elsevier.
Coelho, M. T. A. D. (2013). Psicanálise e universidade. Trivium – Estudos Interdisciplinares, 5(1), 21-29. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-48912013000100004&lng=pt&tlng=pt
Costa, N. Y., Penela, A. S., Corrêa, R. L. S., Pantoja, G. X., Brazão, S. S. P., Neves, P. V. T., Araújo, N. de O., Silva, L. M., Gomes, J. A. C., Santos, S. F. D., Duarte, B. A. S., & Lima, J. G. D. (2021). The importance of academic monitoring in the rise to teaching career. Research, Society and Development, 10(3), 1-7. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13177 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13177
Cunha, I. E. E. A., Ramos, F. O., Dias, M. P., Lemes, C. R., & Barja, P. R. (2021). Comunicação e Reflexão: A Psicanálise como tema de um grupo de estudos universitários. Revista Univap, 27(54), 1-15. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i54.2596 DOI: https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i54.2596
Diniz, M., & Pereira, M. (2020). A presença da psicanálise na universidade: Pesquisa e dispositivos para a formação docente. Revista da FAEEBA, 29(60), 84-101. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p84-101 DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p84-101
Fernandes, M. A., Zerbinati, J. P., Cantares, T. S., & Germano, G. S. (2015). Monitoria no ensino das paixões: Acolhimento ao aluno no primeiro contato com a psicopatologia. Analytica: Revista de Psicanálise, 4(6), 138-150. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/1170/881
Figueiredo, L. C. (2021). A mente do analista (2ed.). São Paulo: Escuta.
Fonteles, C. S. L., Coutinho, D. M. B., & Hoffmann, C. A. (2018). A pesquisa psicanalítica e suas relações com a universidade. Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica, XXI(1), 138-148. https://doi.org/10.1590/1809-44142018001013 DOI: https://doi.org/10.1590/1809-44142018001013
Freud, S. (1976). Sobre o ensino da psicanálise nas universidades. In: Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud (Tradução J. Salomão, v. 17, p. 217-220). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1919)
Gomes, A. K. S., & Reis, M. E. B. T. (2019). A formação do psicoterapeuta-aprendiz em clínica psicanalítica nas universidades do Brasil. Quaderns de Psicologia, 21(3), 1-14. https://doi.org/10.5565/rev/qpsicologia.1536 DOI: https://doi.org/10.5565/rev/qpsicologia.1536
Lhullier, L. A., Marsillac, A. L. M., Silva, P. S. A. J., Machado, L. V., & Fantin, A. D (2018). Psicanálise e universidade: A proposta do LAPCIP. Revista de Ciências Humanas, 52, 1-13. https://doi.org/10.5007/2178-4582.2018.e39872 DOI: https://doi.org/10.5007/2178-4582.2018.e39872
Ortolan, M. L. M., & Sei, M. B. (2022). A Psicanálise nas instituições: Considerações sobre a clínica psicanalítica em serviços-escola de Psicologia. Tempo Psicanalítico, 54(1), 63-88.
Pichon-Rivière, E. (2000). O processo grupal (8ª ed.). São Paulo: Martins Fontes. (Original publicado em 1983)
Santos, K. D., Castro, S. B., Valle Junior, S. R., Rodrigues, E. S., & Almeida, P. R. (2021). Ensino online em tempos de pandemia: A opinião de universitários quanto aos desafios encontrados. Research, Society and Development, 10(10), 1-9. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18746 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18746
Saunders, B., Sim, J., Kingstone, T., Baker, S., Waterfield, J., Bartlam, B., Burroughs, H., & Jinks, C. (2018). Saturation in qualitative research: Exploring its conceptualization and operationalization. Quality & Quantity, 52, 1893-1907. https://doi.org/10.1007/s11135-017-0574-8 DOI: https://doi.org/10.1007/s11135-017-0574-8
Senna, V., & Marques, K. C. D. (2022). Percepções de acadêmicos e professores quanto ao ensino remoto durante a pandemia de Covid-19. Research, Society and Development, 11(1), 1-9. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i1.25111 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i1.25111
Tanis, B. (2018). A formação psicanalítica: Especificidades e transformações. Jornal de Psicanálise, 51(95), 29-41. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-58352018000200004&lng=pt&tlng=pt
Turato, E. R. (2018). Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: Construção teórico-epistemológica, discussão comparada e aplicação nas áreas da saúde e humanas (6ª ed.). Petrópolis: Vozes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Estudos Interdisciplinares em Psicologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Estudos interdisciplinares em Psicologia adota a licença CC-BY, esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Este obra está licenciado com uma Licença Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)