Monitoria em disciplinas de psicanálise: experiências durante a pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2022.v13.46924

Palabras clave:

formación del psicoanalista, formación del psicólogo, formación del psicoterapeuta, universidad, educación superior

Resumen

A literatura sobre monitorias acadêmicas na área da psicologia é escassa, principalmente quando se trata da psicanálise. Neste artigo investigamos vivências inerentes às práticas de monitoria em disciplinas de teor psicanalítico, ocorridas por meio da internet e durante a pandemia, de estudantes de cursos de graduação em Psicologia. O estudo tem natureza descritiva, exploratória e qualitativa; nele, 14 entrevistas semiestruturadas foram realizadas. As narrativas ilustram a atividade de monitoria como peça relevante no cenário de formação continuada em psicanálise, no âmbito universitário. Sob as limitações da pandemia, o exercício da monitoria engendra situações de aprendizados genuínos e instiga vínculos entre monitores, estudantes e professores. Os estudos dos processos de monitoria requerem atenção e se atrelam diretamente às escolhas futuras do estudante; na esfera estudada, esses processos mobilizam reflexões rumo ao exercício profissional e acadêmico da psicanálise.

Biografía del autor/a

Anna Laura de Oliveira Kallas, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Membro do Grupo de Pesquisa Clínica Psicanalítica: brincar aprender pensar.

Tales Vilela Santeiro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professor Doutor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Líder do Grupo de Pesquisa Clínica psicanalítica: brincar aprender pensar.

Glaucia Mitsuko Ataka da Rocha, Universidade Federal do Tocantins

Professora Doutora da Universidade Federal do Tocantins. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Clínica psicanalítica: brincar aprender pensar.

Citas

Barbosa, J. W. Q., & Belchior, M. H. C. S. (2021). O que buscam os estudantes ao realizar monitoria? Um estudo de caso na área de ensino da Hotelaria. Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade, 13(4), 1-22. https://doi.org/10.18226/21789061.v13i4p1173 DOI: https://doi.org/10.18226/21789061.v13i4p1173

Bonfá-Araújo, B., & Farias, E. S. (2020). Avaliação psicológica: A monitoria como estratégia de ensino-aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, 24, 1-3. https://doi.org/10.1590/2175-35392020208998 DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392020208998

Botelho, L. V., Lourenço, A. E. P., Lacerda, M. G. D. E., & Wollz, L. E. B. (2019). Academic monitorship and professional training in health: An integrative review. ABCS Health Sciences, 44(1), 67-74. https://doi.org/10.7322/abcshs.v44i1.1140 DOI: https://doi.org/10.7322/abcshs.v44i1.1140

Brasil (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988. Brasília, DF. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Brasil (1996). Lei nº 9394, de 20 de novembro de 1996 – Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Calligaris, C. (2008). Cartas a um jovem terapeuta. Rio de Janeiro: Elsevier.

Coelho, M. T. A. D. (2013). Psicanálise e universidade. Trivium – Estudos Interdisciplinares, 5(1), 21-29. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-48912013000100004&lng=pt&tlng=pt

Costa, N. Y., Penela, A. S., Corrêa, R. L. S., Pantoja, G. X., Brazão, S. S. P., Neves, P. V. T., Araújo, N. de O., Silva, L. M., Gomes, J. A. C., Santos, S. F. D., Duarte, B. A. S., & Lima, J. G. D. (2021). The importance of academic monitoring in the rise to teaching career. Research, Society and Development, 10(3), 1-7. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13177 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13177

Cunha, I. E. E. A., Ramos, F. O., Dias, M. P., Lemes, C. R., & Barja, P. R. (2021). Comunicação e Reflexão: A Psicanálise como tema de um grupo de estudos universitários. Revista Univap, 27(54), 1-15. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i54.2596 DOI: https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i54.2596

Diniz, M., & Pereira, M. (2020). A presença da psicanálise na universidade: Pesquisa e dispositivos para a formação docente. Revista da FAEEBA, 29(60), 84-101. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p84-101 DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p84-101

Fernandes, M. A., Zerbinati, J. P., Cantares, T. S., & Germano, G. S. (2015). Monitoria no ensino das paixões: Acolhimento ao aluno no primeiro contato com a psicopatologia. Analytica: Revista de Psicanálise, 4(6), 138-150. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/1170/881

Figueiredo, L. C. (2021). A mente do analista (2ed.). São Paulo: Escuta.

Fonteles, C. S. L., Coutinho, D. M. B., & Hoffmann, C. A. (2018). A pesquisa psicanalítica e suas relações com a universidade. Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica, XXI(1), 138-148. https://doi.org/10.1590/1809-44142018001013 DOI: https://doi.org/10.1590/1809-44142018001013

Freud, S. (1976). Sobre o ensino da psicanálise nas universidades. In: Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud (Tradução J. Salomão, v. 17, p. 217-220). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1919)

Gomes, A. K. S., & Reis, M. E. B. T. (2019). A formação do psicoterapeuta-aprendiz em clínica psicanalítica nas universidades do Brasil. Quaderns de Psicologia, 21(3), 1-14. https://doi.org/10.5565/rev/qpsicologia.1536 DOI: https://doi.org/10.5565/rev/qpsicologia.1536

Lhullier, L. A., Marsillac, A. L. M., Silva, P. S. A. J., Machado, L. V., & Fantin, A. D (2018). Psicanálise e universidade: A proposta do LAPCIP. Revista de Ciências Humanas, 52, 1-13. https://doi.org/10.5007/2178-4582.2018.e39872 DOI: https://doi.org/10.5007/2178-4582.2018.e39872

Ortolan, M. L. M., & Sei, M. B. (2022). A Psicanálise nas instituições: Considerações sobre a clínica psicanalítica em serviços-escola de Psicologia. Tempo Psicanalítico, 54(1), 63-88.

Pichon-Rivière, E. (2000). O processo grupal (8ª ed.). São Paulo: Martins Fontes. (Original publicado em 1983)

Santos, K. D., Castro, S. B., Valle Junior, S. R., Rodrigues, E. S., & Almeida, P. R. (2021). Ensino online em tempos de pandemia: A opinião de universitários quanto aos desafios encontrados. Research, Society and Development, 10(10), 1-9. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18746 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18746

Saunders, B., Sim, J., Kingstone, T., Baker, S., Waterfield, J., Bartlam, B., Burroughs, H., & Jinks, C. (2018). Saturation in qualitative research: Exploring its conceptualization and operationalization. Quality & Quantity, 52, 1893-1907. https://doi.org/10.1007/s11135-017-0574-8 DOI: https://doi.org/10.1007/s11135-017-0574-8

Senna, V., & Marques, K. C. D. (2022). Percepções de acadêmicos e professores quanto ao ensino remoto durante a pandemia de Covid-19. Research, Society and Development, 11(1), 1-9. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i1.25111 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i1.25111

Tanis, B. (2018). A formação psicanalítica: Especificidades e transformações. Jornal de Psicanálise, 51(95), 29-41. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-58352018000200004&lng=pt&tlng=pt

Turato, E. R. (2018). Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: Construção teórico-epistemológica, discussão comparada e aplicação nas áreas da saúde e humanas (6ª ed.). Petrópolis: Vozes.

Publicado

2023-03-03

Cómo citar

Kallas, A. L. de O., Vilela Santeiro, T., & Mitsuko Ataka da Rocha, G. (2023). Monitoria em disciplinas de psicanálise: experiências durante a pandemia. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 13, 01–20. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2022.v13.46924

Número

Sección

Artículos Originales