Monitoria em disciplinas de psicanálise: experiências durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2022.v13.46924

Palavras-chave:

formação do psicanalista, formação do psicólogo, formação do psicoterapeuta, universidade, ensino superior

Resumo

A literatura sobre monitorias acadêmicas na área da psicologia é escassa, principalmente quando se trata da psicanálise. Neste artigo investigamos vivências inerentes às práticas de monitoria em disciplinas de teor psicanalítico, ocorridas por meio da internet e durante a pandemia, de estudantes de cursos de graduação em Psicologia. O estudo tem natureza descritiva, exploratória e qualitativa; nele, 14 entrevistas semiestruturadas foram realizadas. As narrativas ilustram a atividade de monitoria como peça relevante no cenário de formação continuada em psicanálise, no âmbito universitário. Sob as limitações da pandemia, o exercício da monitoria engendra situações de aprendizados genuínos e instiga vínculos entre monitores, estudantes e professores. Os estudos dos processos de monitoria requerem atenção e se atrelam diretamente às escolhas futuras do estudante; na esfera estudada, esses processos mobilizam reflexões rumo ao exercício profissional e acadêmico da psicanálise.

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Biografia do Autor

Anna Laura de Oliveira Kallas, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Membro do Grupo de Pesquisa Clínica Psicanalítica: brincar aprender pensar.

Tales Vilela Santeiro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professor Doutor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Líder do Grupo de Pesquisa Clínica psicanalítica: brincar aprender pensar.

Glaucia Mitsuko Ataka da Rocha, Universidade Federal do Tocantins

Professora Doutora da Universidade Federal do Tocantins. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Clínica psicanalítica: brincar aprender pensar.

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Publicado

2023-03-03

Como Citar

Kallas, A. L. de O., Vilela Santeiro, T., & Mitsuko Ataka da Rocha, G. (2023). Monitoria em disciplinas de psicanálise: experiências durante a pandemia. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 13, 01–20. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2022.v13.46924

Edição

Seção

Artigos Originais