Pós-doutorado e o cenário dos resultados na carreira docente: uma análise da área de psicologia
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n1p201Palavras-chave:
psicologia, pós-doutorado, qualificação dpocente, carreiraResumo
O artigo buscou investigar o pós-doutorado na área de Psicologia e responder as seguintes questões: O pós-doutorado influencia ou não na carreira docente no sentido dos seus outputs? O pós-doutorado na área da Psicologia produz efeitos tais como nas demais áreas? Com amostra constituída por 350 docentes da área e que integraram o quadro permanente da pós-graduação stricto sensu, foram analisados os seguintes aspectos: Trajetória de formação; tempo de carreira; realização ou não de pós-doutorado; nota do programa de pós-graduação; produção de artigos e participação em comitê editorial de periódicos estrato ‘A’. Principais resultados: Para os recém-doutores a realização de pós-doutorado não afeta a produção científica, mas influencia nas chances de participar de comitê editorial de um periódico internacional; e, os outputs do pós-doutorado no geral são mais expressivos para os doutores seniores para os quais o estágio pósdoutoral mostrou ser um fator diferenciador das suas médias de produção científica.Downloads
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Referências
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2020-05-04
Como Citar
Calvosa, M. V. D. (2020). Pós-doutorado e o cenário dos resultados na carreira docente: uma análise da área de psicologia. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 11(1), 201–223. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n1p201
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Artigos Originais
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