Memória autobiográfica da infância em universitários da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n3p24

Palavras-chave:

desenvolvimento, memória autobiográfica, universitários

Resumo

A memória autobiográfica (MA) constitui um conjunto de memórias que o indivíduo possui em relação a sua própria história de vida. O presente estudo tem como objetivo investigar a MA na infância em 60 universitários da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O questionário foi composto por informações sociodemográficas e 15 perguntas abertas. Dentre os 60 entrevistados, 35 (58,3%) afirmaram recordar a memória em maiores detalhes contra 25 entrevistados (41,7%) que afirmaram recordar apenas de forma sucinta. Observou-se que 43,3% obteve a faixa-etária dos 5-6 anos como idade das primeiras MA. Os resultados são relevantes para a ampliação do conhecimento referente à MA na infância. Ainda, o estudo destas memórias pode auxiliar na melhor compreensão sobre a constituição do sujeito, bem como a influência das emoções nesse processo de armazenamento e evocação das memórias.

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Biografia do Autor

Monique Heinen Gall, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Emmy Uehara Pires, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Pós-doutoranda em Medicina Molecular (FM-INCT-UFMG). Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de janeiro (UFRRJ).

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Publicado

2018-10-08

Como Citar

Gall, M. H., & Pires, E. U. (2018). Memória autobiográfica da infância em universitários da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 9(3), 24–37. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n3p24

Edição

Seção

Artigos Originais