Memória autobiográfica da infância em universitários da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n3p24Palavras-chave:
desenvolvimento, memória autobiográfica, universitáriosResumo
A memória autobiográfica (MA) constitui um conjunto de memórias que o indivíduo possui em relação a sua própria história de vida. O presente estudo tem como objetivo investigar a MA na infância em 60 universitários da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O questionário foi composto por informações sociodemográficas e 15 perguntas abertas. Dentre os 60 entrevistados, 35 (58,3%) afirmaram recordar a memória em maiores detalhes contra 25 entrevistados (41,7%) que afirmaram recordar apenas de forma sucinta. Observou-se que 43,3% obteve a faixa-etária dos 5-6 anos como idade das primeiras MA. Os resultados são relevantes para a ampliação do conhecimento referente à MA na infância. Ainda, o estudo destas memórias pode auxiliar na melhor compreensão sobre a constituição do sujeito, bem como a influência das emoções nesse processo de armazenamento e evocação das memórias.
Downloads
Referências
Barbosa, M. E., Ávila, L. M., Feix, L. F., & Grassi-Oliveira, R. (2010). Falsas Memórias e Diferenças Individuais. In L. Stein (Ed.), Falsas Memórias (pp. 133-154). Porto Alegre, RS: Artmed.
Bauer, P. J., & Larkina, M. (2014). Childhood amnesia in the making: Different distributions of autobiographical memories in children and adults. Journal of Experimental Psychology: General, 143(2), 597-611. doi:10.1037/a0033307
Brainerd, C. J., Forrest, T. J., Karibian, D., & Reyna, V. F. (2006). Development of the false-memory illusion. Development Psychology, 42(5), 962-979. doi:10.1037/0012-1649.42.5.962
Brainerd, C. J., & Reyna, V. F. (2007). Explaining development reversals in false memory. Psychological Science, 18(5), 442-448. doi:10.1111/j.1467-9280.2007.01919.x
Brust, P. G., Neufeld, C. B., Ávila, L. M., Williams, A. V., & Stein, L. M. (2010). Procedimentos Experimentais na Investigação das Falsas Memórias. In L. Stein (Ed.), Falsas Memórias (pp. 42-68). Porto Alegre, RS: Artmed.
Carneiro, M. P. (2008). Desenvolvimento da memória na criança: O que muda com a idade?. Psicologia: Reflexão e Crítica, 21(1), 51-59. doi:10.1590/S0102-79722008000100007.
Conway M. A (1996). Autobiographical knowledge and autobiographical memories. In D. C. Rubin (Ed.), Remembering our past: Studies in autobiographical memory (pp. 67–93). Cambridge, UK: Cambridge University Press. doi: 10.5709/acp-0190-8.
Conway, M. A. (1997). Introduction: What are memories? In M. A. Conway, Recovered memories and false memories (pp. 1-22). Oxford, UK: Oxford University Press.
Conway, M. A. (2005). Memory and the self. Journal of Memory and Language, 53, 594-628. doi:10.1016/j.jml.2005.08.005
Elnick, A. B., Margarett, J. A., Fitzgerald, J. M., & Labouvie-Vief, G. (1999) Benchmark memories in adulthood: Central domains and predictors of their frequency. Journal of Adult Development, 6(1), 45-59. doi:10.1023/A:1021624324994
Gallo, D. A. (2006). Associative illusions of memory: False memory research in DRM and related tasks. New York, NY: Psychology Press. doi:10.4324/9780203782934
Gomes, C. (2000). Construção social da memória autobiográfica e histórias de vida. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.
Greenwald, A. G. (1980). The totalitarian ego. Fabrication and revision of personal history. American Psychologist, 35(7), 603-618. doi:10.1037/0003-066X.35.7.603
Izquierdo, I. (2004). A arte de esquecer: Cérebro, memória e esquecimento. Rio de Janeiro, RJ: Vieira & Lent. doi:10.1590/S0103-40142006000300024
Lang, P. J., Bradley, M. M., & Cuthbert, B. N. (1990). Emotion, attention, and startle reflex. Psychological Review, 97(3), 377-395. doi:10.1037/0033-295X.97.3.377
Luria, A. H. (1981). Memória. In A. H. Luria, Fundamentos de Neuropsicologia (pp. 245-265). São Paulo, SP: Edusp.
Minayo, M.C.S. (1994). Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro, RJ: Vozes.
Nelson, K. (1992). Emergence of autobiographical memory at age 4. Human Development, 35, 172-177. doi:10.1159/000277149
Pergher, G. K. (2010). Falsas Memórias Autobiográficas. In L. Stein, Falsas Memórias (pp. 101-116). Porto Alegre, RS: Artmed.
Perner, J. (2000). Memory and theory of mind. In E. Tulving, & F. I. M. Craik, The Oxford handbook of memory (pp. 297-312). Oxford, UK: Oxford University Press.
Rubin, D. C. (2000). The distribution of early childhood memories. Memory, 8, 265-269. doi: 10.1080/096582100406810
Skowronski, J. J., & Walker, W. R. (2004). How describing autobiographical events affect autobiographical memories. Social Cognition, 22(5), 555-590. doi:10.1521/soco.22.5.555.50764
Sugrue, K., & Hayne, H. (2006). False memories produced by children and adults in the DRM paradigm. Applied Cognitive Psychology, 20, 625-631. doi:10.1002/acp.1214
Williams, H. L., Conway, M. A., & Cohen, G. (2008). Autobiographical memory. In G. Cohen, & M. A. Conway (Eds.), Memory in the real world (pp. 21-90). Hove, U.K.: Psychology Press.
Woll, S. (2002). Everyday thinking: Memory, reasoning and judgment in the real world. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Estudos Interdisciplinares em Psicologia
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Estudos interdisciplinares em Psicologia adota a licença CC-BY, esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Este obra está licenciado com uma Licença Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)