Habilidades sociais educativas de uma professora na contação de histórias para pré-escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2022.v13.46453

Palavras-chave:

habilidades sociais educativas, literatura infantil, professores, educação infantil

Resumo

A literatura infantil constitui recurso importante para promover o desenvolvimento socioemocional na Educação Infantil, especialmente quando a narração é mediada por habilidades sociais educativas (HSE) do professor. Supõe-se que conhecimento da história e orientações específicas sejam condições para bom desempenho dessas habilidades. Este estudo avaliou as HSE de uma professora da Educação Infantil para contar histórias nas seguintes condições: com/sem fichas de orientação; com/sem acesso prévio ao livro e/ou à ficha; mantendo/mudando o livro de uma aula para outra; com/sem orientação prévia sobre HSE. O desempenho da professora foi filmado e analisado por juízes, quanto à ocorrência e frequência de HSE esperadas nessa atividade. Os resultados indicaram maior frequência e variabilidade de HSE quando se adotou a ficha, em especial, no primeiro acesso a esse recurso, com algumas HSE ocorrendo somente nesta condição. Propõe-se a adoção de apoios e programas de orientação a professores, levantando-se questões de pesquisa nessa temática.

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Biografia do Autor

Juliana Pinto dos Santos, Universidade Federal de São Carlos

Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de Votuporanga (Unifev)

Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutoranda em Psicologia pela UFSCar, sob orientação da Prof. Dra. Zilda A. P. Del Prette e coorientação da Prof. Dra. Talita Pereira Dias, na linha de pesquisa Comportamento Social e Processos Cognitivos.

Membro do Grupo de pesquisa Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (RIHS) da UFSCar.

 

Talita Pereira Dias, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Psicologia pela UFSCar

Mestre em Psicologia pela UFSCar

Doutora em Psicologia pela UFSCar

Especialização em Terapia Comportamental pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR - Campinas).

Atualmente faz pós doutorado na UFSCar, sob supervisão da Prof Zilda A. P. Del Prette. Atua no campo das habilidades sociais há mais de 15 anos, desenvolvendo pesquisa e intervenções e é membro do Grupo de Trabalho (GT) Relações interpessoais e competência social, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

Zilda Aparecida Pereira Del Prette, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba

Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo

Pós-doutorado em Psicologia das Habilidades Sociais na Universidade da Califórnia Atualmente é pesquisadora nível 1A do CNPq e Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos, vinculada ao Programas de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (PPGPsi) e ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Foi fundadora e coordenadora (junto com Almir Del Prette), de 2000 a 2020, do Grupo de Trabalho "Habilidades Sociais e Relações Interpessoais" da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP)

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

dos Santos, J. P., Dias, T. P., & Del Prette, Z. A. P. (2022). Habilidades sociais educativas de uma professora na contação de histórias para pré-escolares. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 13, 01–15. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2022.v13.46453

Edição

Seção

Artigos Originais