Habilidades sociais educativas de uma professora na contação de histórias para pré-escolares
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-6407.2022.v13.46453Palavras-chave:
habilidades sociais educativas, literatura infantil, professores, educação infantilResumo
A literatura infantil constitui recurso importante para promover o desenvolvimento socioemocional na Educação Infantil, especialmente quando a narração é mediada por habilidades sociais educativas (HSE) do professor. Supõe-se que conhecimento da história e orientações específicas sejam condições para bom desempenho dessas habilidades. Este estudo avaliou as HSE de uma professora da Educação Infantil para contar histórias nas seguintes condições: com/sem fichas de orientação; com/sem acesso prévio ao livro e/ou à ficha; mantendo/mudando o livro de uma aula para outra; com/sem orientação prévia sobre HSE. O desempenho da professora foi filmado e analisado por juízes, quanto à ocorrência e frequência de HSE esperadas nessa atividade. Os resultados indicaram maior frequência e variabilidade de HSE quando se adotou a ficha, em especial, no primeiro acesso a esse recurso, com algumas HSE ocorrendo somente nesta condição. Propõe-se a adoção de apoios e programas de orientação a professores, levantando-se questões de pesquisa nessa temática.
Downloads
Referências
Casali, I. G. (2019). Impacto de um programa de habilidades sociais educativas para pais, professores e crianças escolares. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de São Carlos- UFSCar, São Carlos. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11554?show=full
Casares, I. M. (2011). Cómo promover la convivencia: Programa de Asertividad y Habilidades Sociales. 3 ed. Madrid: CEPE.
Cintra, A. B., Del Prette, Z. A. P. (2019). Caraterísticas dos Professores-Cursistas, Processo e Resultados em Programa Semipresencial de Habilidades Sociais. Psico-USF 24(4), 711-723. http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712019240409 DOI: https://doi.org/10.1590/1413-82712019240409
Colagrossi, A. L. R., & Vassimon, G. (2017). A aprendizagem socioemocional pode transformar a educação infantil no Brasil. Revista Construção Psicopedagógica, 25(26), 17-23.
Coll, C., & Solé, I. (2004). A interação professor aluno no processo de ensino e aprendizagem. In C. Coll, A. Marchesi, & J. Palacios (Orgs.), Desenvolvimento Psicológico e Educação (pp. 281-297). Porto Alegre: Artmed.
Comodo, C. N., Silveira, F. F., Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2013). Literatura e assertividade: Comportamentos da personagem Emília do Sítio do Picapau Amarelo. Interação em Psicologia, 17(1), 109-116. http://dx.doi.org/10.5380/psi.v17i1.25739 DOI: https://doi.org/10.5380/psi.v17i1.25739
Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P (2017). Competência Social e Habilidades Sociais: manual teórico-prático. Petrópolis: Vozes.
Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2001). Psicologia das relações interpessoais: Vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis: Vozes.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2008). Um sistema de categorias de habilidades sociais educativas. Paidéia, 18(41), 517-530. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2008000300008 DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2008000300008
Dias-Corrêa, J. P., Marturano, E. M., Rodrigues, M. C., & Nahas, A. K. (2016). Efeito de um Programa de Histórias com Abordagem Sociocognitiva em Crianças de Educação Infantil. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 32(4), 1-9. http://dx.doi.org/10.15900102.3772e32429 DOI: https://doi.org/10.1590/0102.3772e32429
Dias, T. P., Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2018). Construção de um recurso para avaliar e promover automonitoria visando à competência social na infância. Psico 49(3), 222-230. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2018.3.26355 DOI: https://doi.org/10.15448/1980-8623.2018.3.26355
Dias, T. P., & Del Prette, Z. A. P. (2022). Programa de Formação para Desenvolvimento Socioemocional na Educação Infantil: Avaliação das Professoras. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 22(3), 1223-1244. https://doi.org/10.12957/epp.2022.69874 DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2022.69874
Dias, T. P., Freitas, L. C., Del Prette. A., Del Prette, Z. A. P., & Magalhães, T. (2008). Validade social das habilidades sociais sob a perspectiva do professor: Replicação com amostra ampliada. In M. A. Almeida; E. G. Mendes & M. C. P. I. Hayashi. (Orgs.), Temas em Educação Especial: Múltiplos olhares (pp. 347-35). Araraquara: Junqueira e Marin.
Dias, T. P., Lopes, D. C., & Del Prette, Z. A. P. (2015) Programas de intervenção em habilidades sociais para crianças: propostas para a educação infantil e o ensino fundamental. In Z.A.P. Del Prette, A. B. Soares, C. S. Pereira-Guizzo, M. F. Wagner, & V. B. R. Leme (Orgs.), Habilidades Sociais: diálogos e intercâmbios sobre pesquisa prática. (pp. 128-159). Novo Hamburgo: Sinopsys.
Domitrovich, C. E., Durlak, J. A., Staley, K. C., & Weissberg, R. P. (2017). Social-Emotional Competence: An Essential Factor for Promoting Positive Adjustment and Reducing Risk in School Children. Child Development, 1- 9. https://doi.org/10.1111/cdev.12739 DOI: https://doi.org/10.1111/cdev.12739
Grady, J. S., Her, M., Moreno, G., Perez, C., & Yelinek, J. (2019). Emotions in storybooks: A comparison of storybooks that represent ethnic and racial groups in the United States. Psychology of Popular Media Culture, 8(3), 207–217. https://doi.org/10.1037/ppm0000185 DOI: https://doi.org/10.1037/ppm0000185
Kalyva, E., & Agaliotis, I. (2009). Can social stories enhance the interpersonal conflict resolution skills of children with LD? Research in Developmental Disabilities, 30(1), 192–202. https://doi.org/10.1016/j.ridd.2008.02.005 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ridd.2008.02.005
Lopes, D. C. (2013). Programa universal de habilidades sociais aplicado pelo professor: Impacto sobre comportamentos sociais e acadêmicos [Tese de doutorado, Universidade Federal de São Carlos]. Repositório institucional UFSCar. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5981
Manolio, C. L. (2009). Habilidades sociais educativas na interação professor-aluno. (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de São Carlos- UFSCar, São Carlos. https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/3017/2324.pdf?sequence=1
O’Conner, R., Feyter, J., Carr, A., Luo, G., & Romm, H. (2017). A review of the literature on social and emotional learning for students ages 3–8: characteristics of effective social and emotional learning programs (Part 4 of 4). Regional Educational Laboratory (REL) 2017–245 Washington, DC: US Department of Education, Institute of Education Sciences, National Centre for Education Evaluation and Regional Assistances, Regional Educational Laboratory Mid-Atlantic.
Rodrigues, M. C., Ribeiro, N. N., & Cunha, P. C. (2012). Leitura mediada com enfoque sociocognitivo: Avaliação de uma Pesquisa-intervenção. Paideia, 22(53), 393–402. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2012000300011 DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2012000300011
Rosin-Pinola, A. R., Marturano, E. M., Elias, L. C. S., & Del Prette, Z. A. P. (2017). Ensinando habilidades sociais educativas para professores no contexto da inclusão escolar. Revista educação especial, 30(59), 737-750. http://dx.doi.org/10.5902/1984686X DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X28430
Santos, J. P., Leite, M. M., Del Prette, Z. A. P., & Dias, T. P. (2023). Histórias infantis para promoção de habilidades sociais: indicações por agentes educativos. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 16(1), e18913. http://dx.doi.org/10.36298/gerais202316e18913
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Estudos Interdisciplinares em Psicologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Estudos interdisciplinares em Psicologia adota a licença CC-BY, esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Este obra está licenciado com uma Licença Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)