Sociometria e habilidades sociais em alunos do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-6407.2011v2n2p211Palavras-chave:
sociometria, habilidades sociais, evidências de validadeResumo
Esta pesquisa teve como objetivo verificar as correlações entre habilidades sociais e aceitação entre os pares tanto para a situação de estudar como de sair. Foram avaliados 45 adolescentes de 16 a 18 anos, todos provenientes de uma escola particular de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Foi aplicado o Inventário de Habilidades Sociais e o Questionário Sociométrico de forma coletiva aos alunos previamente autorizados. Foram encontradas apenas correlações significativas entre as medidas sociométricas e o IHS na amostra masculina. A descoberta desse tipo de associação pode fornecer dados úteis no planejamento de programas de intervenção em habilidades sociais com vistas a aumentar a coesão grupal.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
Anastasi, A. & Urbina, S. (2000). Testagem psicológica. Porto Alegre: ArtMed Editora.
Bartholomeu, D., Carvalho, L. F., Silva, M. C. R., Miguel, F. K., & Machado, A. A. (2011). Aceitação e Rejeição entre pares e habilidades sociais em universitários. Estudos de Psicologia (UFRN), 16(2), 155-162.
Caballo, V. E. (1993). La multidimensionalidad conductual de las Habilidades Sociales: Propiedades psicométricas de una medida de autoinforme. EMESM. Psicología Conductual, 1, 221-231.
Caballo, V. E. (1998). Manual para el tratamiento cognitivo-conductual de los transtornos psicológicos: Formulation clinica, medicina conductual y trastornos de relación, vol. 2. Madrid: Siglo XXI.
Caballo, V. E. (2003). Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais. São Paulo: Santos. Caballo, V. E. (2007). Manual de técnicas de terapia e modificação do comportamento. São Paulo: Santos. 2ª reimpressão.
Del Prette, Z. A. P. & Del Prette A. (1996). Habilidades sociais: uma área em desenvolvimento. Psicologia: Reflexão e Crítica, 9, 287-309.
Del Prette, Z. A . P. & Del Prette, A . (1996). Habilidades envolvidas na atuação do psicólogo escolar/educacional. Em: Wechsler, S. (Org.). Psicologia: Pesquisa, Formação e Prática. Campinas: Alínea, 139-156.
Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. (2001). Inventário de Habilidades Sociais (HIS-Del-Prette): Manual de aplicação, apuração e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2005). Psicologia das habilidades sociais na infância: Terapia e educação. Petrópolis, RJ: Vozes.
Del Prette, A., Del Prette, Z. A. P., & Barreto, M. C. M. (1999). Habilidades sociales en la formación del psicólogo: Análisis de un programa de intervención. Psicología Conductual (Espanha), 7, 27-47.
Dimitrov, V. & Ebsary, R. (1999). Autopoiese intrapessoal. São Paulo: IECPS. Disponível em: . Acesso em 28 Fev. 2008.
Fox, J. (2002). O essencial de Moreno: Textos sobre psicodrama, terapia de grupo e espontaneidade. São Paulo: Ágora.
Guilford, J. P., & Fruchter, B. (1978). Fundamental statistics in psychology and education (6th ed.). New York: McGraw-Hill.
Morais, M. L. S., Otta, E., & Scala, C. T. (2001). Status sociométrico e avaliação de características comportamentais: um estudo de competência social em pré-escolares. Psicologia: Reflexão e Crítica, 14, 119-131.
Moreno, J. L. (1972). Fundamentos de la sociometria. Buenos Aires: Editorial.
Moreno, J. L. (1992). Quem sobreviverá? Fundamentos da sociometria, psicoterapia de grupo e sociodrama. Goiânia: Editora Dimensão. Vol. 1.
Moreno, J. L. (1993). Psicodrama. São Paulo: Ed. Cultrix. Piaget, J. (1973). Estudos sociológicos. Rio de Janeiro: Fiorense
Bartholomeu, D., Carvalho, L. F., Silva, M. C. R., Miguel, F. K., & Machado, A. A. (2011). Aceitação e Rejeição entre pares e habilidades sociais em universitários. Estudos de Psicologia (UFRN), 16(2), 155-162.
Caballo, V. E. (1993). La multidimensionalidad conductual de las Habilidades Sociales: Propiedades psicométricas de una medida de autoinforme. EMESM. Psicología Conductual, 1, 221-231.
Caballo, V. E. (1998). Manual para el tratamiento cognitivo-conductual de los transtornos psicológicos: Formulation clinica, medicina conductual y trastornos de relación, vol. 2. Madrid: Siglo XXI.
Caballo, V. E. (2003). Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais. São Paulo: Santos. Caballo, V. E. (2007). Manual de técnicas de terapia e modificação do comportamento. São Paulo: Santos. 2ª reimpressão.
Del Prette, Z. A. P. & Del Prette A. (1996). Habilidades sociais: uma área em desenvolvimento. Psicologia: Reflexão e Crítica, 9, 287-309.
Del Prette, Z. A . P. & Del Prette, A . (1996). Habilidades envolvidas na atuação do psicólogo escolar/educacional. Em: Wechsler, S. (Org.). Psicologia: Pesquisa, Formação e Prática. Campinas: Alínea, 139-156.
Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. (2001). Inventário de Habilidades Sociais (HIS-Del-Prette): Manual de aplicação, apuração e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2005). Psicologia das habilidades sociais na infância: Terapia e educação. Petrópolis, RJ: Vozes.
Del Prette, A., Del Prette, Z. A. P., & Barreto, M. C. M. (1999). Habilidades sociales en la formación del psicólogo: Análisis de un programa de intervención. Psicología Conductual (Espanha), 7, 27-47.
Dimitrov, V. & Ebsary, R. (1999). Autopoiese intrapessoal. São Paulo: IECPS. Disponível em: . Acesso em 28 Fev. 2008.
Fox, J. (2002). O essencial de Moreno: Textos sobre psicodrama, terapia de grupo e espontaneidade. São Paulo: Ágora.
Guilford, J. P., & Fruchter, B. (1978). Fundamental statistics in psychology and education (6th ed.). New York: McGraw-Hill.
Morais, M. L. S., Otta, E., & Scala, C. T. (2001). Status sociométrico e avaliação de características comportamentais: um estudo de competência social em pré-escolares. Psicologia: Reflexão e Crítica, 14, 119-131.
Moreno, J. L. (1972). Fundamentos de la sociometria. Buenos Aires: Editorial.
Moreno, J. L. (1992). Quem sobreviverá? Fundamentos da sociometria, psicoterapia de grupo e sociodrama. Goiânia: Editora Dimensão. Vol. 1.
Moreno, J. L. (1993). Psicodrama. São Paulo: Ed. Cultrix. Piaget, J. (1973). Estudos sociológicos. Rio de Janeiro: Fiorense
Downloads
Publicado
2011-02-18
Como Citar
Bartholomeu, D., Montiel, J. M., & Pessotto, F. (2011). Sociometria e habilidades sociais em alunos do ensino médio. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 2(2), 211–228. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2011v2n2p211
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2011 Estudos Interdisciplinares em Psicologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Estudos interdisciplinares em Psicologia adota a licença CC-BY, esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Este obra está licenciado com uma Licença Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)














