Uma análise da relação entre custos, desempenho e estrutura das unidades escolares da cidade de Cambé/PR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-627X.2017v5n1p53

Palabras clave:

Custo no Setor Público, Gestão Pública, Desempenho, Ensino Fundamental.

Resumen

Para que os recursos oriundos do governo sejam destinados à educação de maneira igualitária e justa à toda sociedade, é importante que os gestores públicos tomem decisões e medidas que atendam essa necessidade e sejam mais eficazes. Desse modo, existe o entendimento de que mensurar os custos referentes à educação de forma adequada, relacionando tais custos com o desempenho escolar dos alunos é necessário para confirmar que os gastos públicos sejam utilizados exclusivamente para o desenvolvimento educacional. Partindo desta premissa, o artigo em questão tem como objetivo analisar as possíveis relações entre custos, desempenho e estrutura das diferentes unidades escolares de ensino fundamental da cidade de Cambé/PR. Este estudo possui características quantitativas e descritivas e foi realizado a partir da análise da distribuição dos recursos investidos na educação do Ensino Fundamental em um município de pequeno porte no norte do Paraná. Para a análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva, assim como o teste não-paramétrico de correlação. Verificou-se que as escolas que obtiveram maior custo/aluno não necessariamente apresentaram melhor desempenho nos indicadores de qualidade do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), onde nota-se há assimetria na relação custo/aluno existente entre as escolas pesquisadas.  

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Biografía del autor/a

Marissa Yanara de Godoy Lima, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestrando em Administração da Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Barbara Amarantes Ruiz, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduanda em Administração pela Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Guilherme Godoy Silva Giacheti, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduando em Administração pela Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Saulo Fabiano Amâncio-Vieira, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutorado em Administração pela Universidade Nove de Julho, UNINOVE. Professor na Universidade Estadual de Londrina

Thais Accioly Baccaro, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutorado em Administração de Organizações pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, FEARP-USP. Professora na Universidade Estadual de Londrina.

Citas

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Publicado

2017-06-22

Cómo citar

Lima, M. Y. de G., Ruiz, B. A., Giacheti, G. G. S., Amâncio-Vieira, S. F., & Baccaro, T. A. (2017). Uma análise da relação entre custos, desempenho e estrutura das unidades escolares da cidade de Cambé/PR. Economia & Região, 5(1), 53–65. https://doi.org/10.5433/2317-627X.2017v5n1p53

Número

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