Uma análise da relação entre custos, desempenho e estrutura das unidades escolares da cidade de Cambé/PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-627X.2017v5n1p53Palabras clave:
Custo no Setor Público, Gestão Pública, Desempenho, Ensino Fundamental.Resumen
Para que os recursos oriundos do governo sejam destinados à educação de maneira igualitária e justa à toda sociedade, é importante que os gestores públicos tomem decisões e medidas que atendam essa necessidade e sejam mais eficazes. Desse modo, existe o entendimento de que mensurar os custos referentes à educação de forma adequada, relacionando tais custos com o desempenho escolar dos alunos é necessário para confirmar que os gastos públicos sejam utilizados exclusivamente para o desenvolvimento educacional. Partindo desta premissa, o artigo em questão tem como objetivo analisar as possíveis relações entre custos, desempenho e estrutura das diferentes unidades escolares de ensino fundamental da cidade de Cambé/PR. Este estudo possui características quantitativas e descritivas e foi realizado a partir da análise da distribuição dos recursos investidos na educação do Ensino Fundamental em um município de pequeno porte no norte do Paraná. Para a análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva, assim como o teste não-paramétrico de correlação. Verificou-se que as escolas que obtiveram maior custo/aluno não necessariamente apresentaram melhor desempenho nos indicadores de qualidade do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), onde nota-se há assimetria na relação custo/aluno existente entre as escolas pesquisadas.
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