Uma análise da relação entre custos, desempenho e estrutura das unidades escolares da cidade de Cambé/PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-627X.2017v5n1p53

Palavras-chave:

Custo no Setor Público, Gestão Pública, Desempenho, Ensino Fundamental.

Resumo

Para que os recursos oriundos do governo sejam destinados à educação de maneira igualitária e justa à toda sociedade, é importante que os gestores públicos tomem decisões e medidas que atendam essa necessidade e sejam mais eficazes. Desse modo, existe o entendimento de que mensurar os custos referentes à educação de forma adequada, relacionando tais custos com o desempenho escolar dos alunos é necessário para confirmar que os gastos públicos sejam utilizados exclusivamente para o desenvolvimento educacional. Partindo desta premissa, o artigo em questão tem como objetivo analisar as possíveis relações entre custos, desempenho e estrutura das diferentes unidades escolares de ensino fundamental da cidade de Cambé/PR. Este estudo possui características quantitativas e descritivas e foi realizado a partir da análise da distribuição dos recursos investidos na educação do Ensino Fundamental em um município de pequeno porte no norte do Paraná. Para a análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva, assim como o teste não-paramétrico de correlação. Verificou-se que as escolas que obtiveram maior custo/aluno não necessariamente apresentaram melhor desempenho nos indicadores de qualidade do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), onde nota-se há assimetria na relação custo/aluno existente entre as escolas pesquisadas.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marissa Yanara de Godoy Lima, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestrando em Administração da Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Barbara Amarantes Ruiz, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduanda em Administração pela Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Guilherme Godoy Silva Giacheti, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduando em Administração pela Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Saulo Fabiano Amâncio-Vieira, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutorado em Administração pela Universidade Nove de Julho, UNINOVE. Professor na Universidade Estadual de Londrina

Thais Accioly Baccaro, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutorado em Administração de Organizações pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, FEARP-USP. Professora na Universidade Estadual de Londrina.

Referências

ABRAHÃO, J. Financiamento e gasto público da educação básica no brasil e comparações com alguns países da OCDE e América Latina. Educ. Soc., Campinas, v. 26, n. 92, p. 841-858, Especial - Out. 2005.

BRASIL. Constituição Federal do Brasil. Brasília: Senado, 1988.

BRASIL. O que é IDEB. 2013. Disponível em: http://www.educacao.al.gov.br/indicadores/ideb/o-que-e-ideb. Acesso em: 20 mar. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi). 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-regulacao-e-supervisao-da-educacao-superior-seres/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/15519-custo-aluno-qualidade-inicial-caqi. Acesso em 23 abr. 2016.

CARVALHO, S. C.; BORINELLI, B.; SUGUIHIRO, V. L. T.; VIEIRA, S. F. A.; NEGREIROS, L. F. Proposição de metodologia de apuração de custos de unidades escolares para fins de produção de indicadores de gestão de escolas do ensino fundamental (de 1º ao 4º ano): um estudo a partir da experiência da cidade de Londrina-PR. In: TCE/PR. (Org.). Indicadores de Gestão Pública Municipal. 2012, p. 15-128.

CASTRO, M. H. G. Avaliação do sistema educacional brasileiro: tendências e perspectivas. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 1998.

ACADEMIA QEDU. Nível Socioeconômico (NSE). 2016. Disponível em: http://academia.qedu.org.br/glossario/nivel-socioeconomico-nse/. Acesso em: 19 mar. 2016.

FERNANDES, R. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Brasília: Inep, 2007.

INEP. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. 2013. Disponível em: ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultadoBrasil.seam. Acesso em: 17 abr. 2016.

MACHADO, N.; HOLANDA, V. B. Diretrizes e modelo conceitual de custos para o setor público a partir da experiência no governo federal do Brasil. Revista de Administração Pública, v.44, n. 4., p. 791-820, 2010.

MARTINS, E. Contabilidade de custos. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

NOVA ESCOLA. PNE - Meta 7. 2012. Disponível em: http://novaescola.org.br/politicas-publicas/pne-meta-7-691920.shtml. Acesso em 30 mai. 2016.

PREFEITURA DE CAMBÉ. Cambé. 2016. Disponível em: http://www.cambe.pr.gov.br/site/. Acesso em 18 abr. 2016.

PORTAL MEC. Ideb - Apresentação. 2016. Disponível em: portal.mec.gov.br/conheca-o-ideb. Acesso em 14 abr. 2016.

REZENDE, F; CUNHA, A; BEVILACQUA, R. Informações de custos e qualidade do gasto público: lições da experiência internacional. RAP, Rio de Janeiro, v. 44, n. 4, p. 959-92, jul./ago. 2010

SISTEMA INTEGRADO DE CUSTOS MUNICIPAIS. Apresentação. 2015. Disponível em: http://sicm.dc.uel.br/. Acesso em 30 maio 2016.

UNICEF. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10133.htm. Acesso em: 19 abr. 2016.

Downloads

Publicado

22-06-2017

Como Citar

Lima, M. Y. de G., Ruiz, B. A., Giacheti, G. G. S., Amâncio-Vieira, S. F., & Baccaro, T. A. (2017). Uma análise da relação entre custos, desempenho e estrutura das unidades escolares da cidade de Cambé/PR. Economia & Região, 5(1), 53–65. https://doi.org/10.5433/2317-627X.2017v5n1p53

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.