Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

Prezado(a) Autor(a),

Solicitamos que leia atentamente as diretrizes da Revista antes de submeter seu trabalho.

Os números da Economia & Região serão constituídos por artigos originais e dossiês. Os dossiês são compostos por artigos submetidos a partir de chamadas públicas, com ementa elaborada pelo Editor Associado e/ou Editores de Seção e aprovada pelo Conselho Editorial ou Editor(a) convidado(a).

Aceitamos submissões nos idiomas português e inglês. Todos os artigos submetidos à Economia & Região devem ser inéditos, não sendo disponibilizados anteriormente ao público em qualquer periódico, seja na versão impressa ou digital.

Artigos derivados de trabalho de conclusão de curso de graduação ou especialização, dissertação, tese ou aprovados em congresso podem ser submetidos. Os autores devem comunicar o fato à revista no momento da submissão. 

Para incentivar a disseminação da pesquisa, todos os artigos são de acesso livre. Não há cobrança de taxas de submissão, análise e publicação dos artigos. Todos os artigos são livres para leitura e download.

Os trabalhos devem ser encaminhados por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (OJS) da Revista Economia & Região

No momento da submissão do artigo à Revista, é de responsabilidade dos autores remover todas as propriedades e citações no artigo que permitam sua identificação no arquivo Word.

As informações de todos os autores ser devem ser registradas somente nos metadados de submissão no sistema OJS.  Os autores devem ser identificados com nome completo, filiação institucional, maior titulação acadêmica, endereço eletrônico e ORCID. O cadastro no ORCID é gratuito e pode ser acessado em https://orcid.org/register.

É obrigatória a inclusão do ORCID e biografia do(s) autor(es) nos metadados de submissão em inglês e português.  Devem ser indicados até 4 códigos referentes à classificação do artigo segundo o Classification System for Journal Articles do Journal of Economic Literature (JEL).

Os autores são responsáveis pelo artigo e seu conteúdo e assegurar que seguiram todas as diretrizes para pesquisas acadêmicas do CNPq e do Committee on Publication Ethics (COPE). Recomendamos que os autores visitem o site do CNPq (http://portal-adm.cnpq.br/web/guest/diretrizes/) e do COPE  (https://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf) para se certificarem do conteúdo dessas diretrizes.

 

Uso de IA e IA generativa:

Os autores que fizerem uso de tecnologias assistidas de IA e IA generativa devem enviar uma declaração destacando o motivo e finalidade do uso das aludidas tecnologias, assegurando que revisaram e editaram o conteúdo e que assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo da publicação. Este documento é suplementar e deve ser enviado quando da submissão.

 

Plágio e Autoplágio

De acordo com o Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq (Disponível em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/composicao/comissao-de-integridade/documentos)

Plágio: consiste na apresentação, como se fosse de sua autoria, de resultados ou conclusões anteriormente obtidos por outro autor, bem como de textos integrais ou de parte substancial de textos alheios sem os cuidados detalhados nas Diretrizes.

Comete igualmente plágio quem se utiliza de ideias ou dados obtidos em análises de projetos ou manuscritos não publicados aos quais teve acesso como consultor, revisor, editor, ou assemelhado.

 Autoplágio: consiste na apresentação total ou parcial de textos já publicados pelo mesmo autor, sem as devidas referências aos trabalhos anteriores.”

Todos os artigos recebidos passarão por softwares para detecção de similaridades, tais como o CopySpider e o Plagius.  Artigos com plágio e autoplágio serão rejeitados.

 

Processo de avaliação

O processo de avaliação de artigos ocorre em duas etapas. Na primeira, desk review, os editores se reúnem para verificar se o artigo se encaixa no escopo da revista, se contribui, de forma efetiva, para a temática e contempla todos os requisitos mencionados nas Diretrizes para os Autores. Nesta etapa, todos os artigos passarão por software(s) para detecção de similaridades. O resultado poderá ser encaminhado aos pareceristas ad hoc, juntamente com o artigo.

Os artigos que não contemplarem as exigências para submissão serão devolvidos aos autores em um prazo máximo de 30 dias.

Os artigos aprovados na primeira fase serão submetidos à avaliação de dois pareceristas ad hoc com especialidade na temática, em formato duplo-cego. Os pareceristas ad hoc são pesquisadores doutores, convidados pelo Conselho Editorial ou pelos Editores de seção e designados para atuar na avaliação dos artigos.

Serão avaliados os seguintes aspectos:

  1. Originalidade do conteúdo;
  2. Atualidade do tema;
  3. Definição clara do problema de pesquisa;
  4. Clareza dos objetivos geral e específicos;
  5. Consistência da fundamentação teórica e empírica;
  6. Pertinência e atualidade das referências utilizadas;
  7. Adequação da metodologia aos objetivos propostos;
  8. Coerência e pertinência dos resultados;
  9. Estrutura, organização do texto e qualidade da redação;
  10. Relação entre o resumo e o artigo;
  11. Adequação das palavras-chave;
  12. Adequação às normas ABNT e da revista.

Caso haja conflito de pareceres, o artigo poderá ser encaminhado a um terceiro parecerista, ou membro do Conselho Científico, mantendo o formato duplo cego. Ao término do processo, os autores serão comunicados sobre o parecer conclusivo:

  1. Aprovado
  2. Aprovado com correções obrigatórias (para pequenas correções)
  3. Submeter novamente para avaliação (no caso de alterações significativas no texto). Neste caso, após correção e envio da nova versão, o manuscrito será encaminhado aos pareceristas, para uma segunda rodada de avaliação.
  4. Rejeitado.

Os artigos somente serão publicados após aprovação pelos pareceristas ad hoc e Corpo Editorial.

 

Para os artigos aprovados:

Após a comunicação de aprovação do artigo e normalização, os autores deverão enviar a versão final juntamente com carta/declaração de profissional, ou empresa especializada, certificando que o artigo e resumo passaram por revisão gramatical no idioma no qual será publicado e que estão prontos para publicação. É fundamental, também, a revisão do abstract.

 

Padrões para edição do artigo: 

  1. Os artigos não devem ultrapassar 10.000 palavras. Mínimo de 15 laudas e máximo de 25 laudas.
  2. Papel em formato A4, Margens: superior = 3 cm, inferior = 2 cm, esquerda = 3 cm, e direita = 2 cm.
  3. Editor de texto Word 7.0 ou posterior.
  4. Fonte: Título Arial tamanho 14, texto Arial tamanho 12, espaçamento entrelinhas de 1,0 cm, alinhamento justificados.
  5. Resumo e palavras-chave em Arial, tamanho 12. Abstract e Keywords em Arial, tamanho 12 (itálico).
  6. Notas de fim de página: Arial tamanho 10, sem espaço.
  7. O resumo apresenta, de forma concisa e clara, os elementos principais do artigo: objetivo, metodologia, bases de dados e principais conclusões. Deve permitir ao leitor uma visão rápida do seu conteúdo, facilitando a decisão de leitura ou não do artigo. Máximo de 200 palavras, espaçamento entrelinhas simples, fonte Arial, tamanho 12 e justificado.
  8. As ilustrações devem ser numeradas e apresentar título e a fonte de autoria.
  9. Para quadros e tabelas, seguir as diretrizes do IBGE.
  10. O artigo deve estar acompanhado de título, resumo e palavras-chave (em português e inglês).
  11. As palavras em outros idiomas que constarem no texto devem ser destacadas em itálico.
  12. No caso de utilização de siglas ou acrônimos, deve constar seu nome por extenso na primeira vez que aparecer no texto e nas demais citações somente a sigla.
  13. Escolher o Template de acordo com a sua seção (Artigo Original e Dossiê)
  14. Sobre as seções do artigo:
  • o título das seções e subseções devem ter dois espaços em branco acima e um abaixo;
  • os subtítulos principais devem ser grafados em negrito e maiúsculo na primeira letra; os subtítulos de segundo nível devem estar em itálico e somente a primeira letra da primeira palavra em maiúsculo. Não use numeração progressiva para os títulos e subtítulos. 

 Introdução:

Apresentação do tema, problema de pesquisa, objetivo geral e específicos, justificativa, metodologia proposta (sintética) e como o artigo encontra-se dividido.

Desenvolvimento:

Contém a revisão de literatura teórica e empírica; metodologia utilizada (de forma clara, transparente e que permita ao leitor sua replicabilidade); resultados e discussão.

Conclusão

Sintetiza as principais descobertas da pesquisa, diante dos objetivos/resultados alcançados. Ressalta a relevância da pesquisa para a área temática, pontua as limitações do estudo e sinaliza novas fronteiras a explorar.

Agradecimentos e Financiamentos (quando necessários e somente no arquivo final, após aprovação);

Referências (ABNT) 

  • O DOI dos artigos referenciados deve ser explicitado.
  • Deve-se apresentar todos os autores constantes no documento de forma abreviada. Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados.
  • Não utilizar o traço para indicar referência do mesmo autor, mesmo em capítulo de livros
  • Não utilizar apenas o link como indicação de referência a fonte citada, é necessário apresentar a referência.
  • Para destaques nas referencias utilize apenas recurso negrito
  • As referências devem ser apresentadas em ordem alfabética.

A revista Economia & Região adota as normas de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a norma de apresentação tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conforme itens anteriores.  

  • Citações dos autores no texto (NBR 10520): Deverá seguir o sistema autor-data, seguidas da página quando citação literal. Não colocar links como fonte. É necessário apresentar autor e data, de acordo com os seguintes exemplos: 
  • Moreira e Najbert (1997) confirmam que ...
  • De acordo com Souza, Silva e Carvalho (2020, p. 198) “a economia ... (até 3 autores) ou (Souza; Silva; Alves, 2023)
  • Moreira et al. (2010) observam que... (mais de 3 autores) 
  • De acordo com Bourdieu (2009, p. 152) “uma lógica em si, sem reflexão consciente nem controle lógico” (Citação literal) 
  •  “uma lógica em si, sem reflexão consciente nem controle lógico” (Bourdieu, 2009, p. 152).  

 Exemplos de Referências: 

Artigos de periódicos: 

GULATI, R.; WOHLGEZOGEN, F.; ZHELYAZKOV, P. The Two Facets of Collaboration: Cooperation and coordination in strategic alliances. Academy of Management Journal, Champaign, v. 6, n.1, p. 531–583, 2012. DOI 10.1080/19416520.2012.691646

Livros:

SHEWHART, W. A. Economic control of quality of manufactured product. 20. ed. New York: Martino Publishing, 1931. 

Capítulo de livro: 

PINHEIRO, A. C.; GIAMBIAGI, F.; GOSTKORZEWICZ, J. O desempenho macroeconômico do Brasil nos 90. In: GIAMBIAGI F.; MOREIRA, M. (org.). A economia brasileira nos anos 90. Rio de Janeiro: BNDES, 1999. p. 40-41. 

Teses e dissertações 

DIAS, B. M. Z. Segurança alimentar na cadeira do leite: uma análise comparativa entre a França e o Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2011. 

Trabalhos apresentados em eventos: 

ZYLBERTAJN, D. Papel dos contratos na coordenação agroindustrial: um olhar além dos mercados. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 18., 2005, Ribeirão Preto. Anais [...]. Ribeirão Preto: SOBER, 2005. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.