Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

I N S T R U Ç Õ E S   A O S   A U T O R E S 

A revista "Economia e Região" é uma publicação quadrimestral, destinada a divulgar artigos científicos produzidos por pesquisadores brasileiros ou estrangeiros que contribuam para o avanço da discussão teórica e prática da ciência. Publica artigos originais e inéditos no campo da Economia, Economia Regional, Desenvolvimento Regional e Local e temas afins. A revista Economia & Região adota a política de livre acesso para autores e leitores. Não há cobrança de taxas para autores e leitores. 

Não há taxas para os autores 

1    A Comissão Editorial apreciará somente os artigos que obedecerem às normas de submissão 

  • Serão aceitas contribuições de artigos científicos originais e inéditos, nos idiomas português, inglês e espanhol.
  • Caso o artigo seja resultado de pesquisa financiada, o projeto e o agente financiador devem ser identificados em nota de rodapé;
  • O conteúdo dos textos é de responsabilidade exclusiva de seus autores.
  • Os trabalhos submetidos à revista Economia & Região deverá estar em consonância com o foco e o escopo da revista
  • Os artigos inéditos e originais serão avaliados no sistema double-blind review por dois pareceristas, podendo ser encaminhados a um terceiro avaliador. 
  • Os trabalhos devem ser encaminhados por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (OJS) da Revista Economia & Região
  • No texto do artigo submetido, o autor deve excluir referências pessoais e eliminar qualquer identificação das propriedades do arquivo de Word. As informações de autoria, filiação institucional, titulação e email devem ser registrados somente nos metadados de submissão no sistema OJS em inglês, portugês e se for caso espanhol
  • Obrigatório a inclusão do ORCID do(s) e biografia do(s) autor(es) nos metadados de submissão em inglÊs e português
  • Devem ser indicados até 3 códigos referentes à classificação do artigo segundo o Classification System for Journal Articles do Journal of Economic Literature (JEL)
  • É de inteira responsabilidade do(a)s autore(a), o conteúdo dos textos, assim a observação das regras de boas práticas acadêmicas, em particular as de plágio e autoplágio 

2 Tipos de colaborações aceitas pela revista: 

a)  Artigos (mínimo de 15 laudas e máximo de 25 laudas) e  até  10.000  palavras. Apresentam, geralmente, estudos teóricos ou práticos referentes à pesquisa e desenvolvimento que atingiram resultados conclusivos significativos. Os artigos originais referentes à pesquisa experimental devem conter todas as informações necessárias que permitirão ao leitor repetir as experiências e/ou avaliar as conclusões do autor. As publicações deverão conter os seguintes tópicos:

Título (Português e Inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Key words; códigos JEL :3 códigos

Currículo dos autores com a  última titulação em português e inglês ( não traduzir o nome da instituição)

Introdução; Desenvolvimento( revisão de literatura, metodologia, análise de resultados); Conclusão; Agradecimentos e Financiamentos (quando necessários); e Referências.

 

3    Preparação do texto

O arquivo deve ser editado nos seguintes padrões: 

  1. Editor de texto Word 7.0 ou posterior
  2. Fonte: Título  Arial Tamanho 14, Texto Arial tamanho 12, espaçamento entrelinhas de 1,0 cm, alinhamento justificados; Resumo e palavras chaves em Arial Tamanho 11, Abstract e key-words em Arial Tamanho 11 (itálico). Notas e pé  de páginas; Arial tamanho 9, sem espaço.
  3. Papel em formato A4, Margens: superior = 3 cm, inferior = 2 cm, esquerda = 3 cm, e direita = 2 cm.
  4. Os artigos não devem ultrapassar 10.000 palavras. Mínimo de 10 laudas e máximo de 25 laudas e as resenhas até 08 laudas.
  5. As ilustrações devem ser numeradas e conter legendas, fonte e indicação de autoria.
  6. O artigo deve estar acompanhado de título, resumo e palavras-chave (em português e inglês).
  7. O resumo deverá definir com clareza o objeto da discussão e não ultrapassar 200 palavras. As palavras-chave (Key-words) deverão identificar de forma clara o objeto de estudo, e não ultrapassar 5 palavras e devem ser separadas por  ponto e vírgula(;).
  8. As palavras em outros idiomas que constarem no texto devem ser destacadas em itálico
  9. No caso de utilização de siglas ou acrónimos, deve constar seu nome por extenso na primeira vez que aparecer no texto e nas demais citações somente a sigla
  10. Seções do artigo:
    a) O título das seções e subseções devem ter um espaço em branco acima e abaixo;
    b)  Os subtítulos principais devem ser grafatos em negrito e maiúsculo na primeira letra; os subtítulos de segundo nível devem estar em  itálico e somente a primeira letra da primeira palavra em maiúsculo. Não use numeração progressiva para os títulos e subtítulos. 
  11. A revista Economia & Região adota as normas de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a norma de apresentação tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) conforme item itens anteriores.  
  • Citações dos autores no texto (NBR 10520): Deverá seguir o sistema de chamada alfabética, seguidas do ano de publicação e página quando citação literal, de acordo com os seguintes exemplos: 
  • Moreira e Najbert (1997) confirmam que ...
  • De acordo com Souza, Silva e Carvalho (2020, p. 198) “a economia ... (até 3 autores) ou (Souza; Silva; Alves, 2023)
  • Moreira et al. (2010) observam que... (mais de 3 autores) 
  • De acordo com Bourdieu (2009, p. 152) “uma lógica em si, sem reflexão consciente nem controle lógico”  (Citação literal) 
  •  “uma lógica em si, sem reflexão consciente nem controle lógico” (Bourdieu, 2009, p. 152).  

 

  • Referências (NBR 6023) 

           OBS:

  • O DOI dos artigos referenciados deve ser citado.
  • Todos os autores  das referências devem ser citados, não sendo permitida a expressão et al. Para mais de três autores
  • Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados.
  • Não utilizar o traço para indicar referência do mesmo autor. 

Exemplos: 

Artigos de periódicos: 

GULATI, R.; WOHLGEZOGEN, F.; ZHELYAZKOV, P. The Two Facets of Collaboration: Cooperation and coordination in strategic alliances. Academy of Management Journal, Champaign, v. 6, n.1, p. 531–583, 2012. DOI:10.1080/19416520.2012.691646 

Livros:

SHEWHART, W. A. Economic control of quality of manufactured product. 20. ed. New York: Martino Publishing, 1931. 

Capitulo de livro: 

PINHEIRO, A. C.; GIAMBIAGI, F.; GOSTKORZEWICZ, J. O desempenho macroeconômico do Brasil nos 90. In: GIAMBIAGI F.; MOREIRA, M. (org.). A economia brasileira nos anos 90. Rio de Janeiro: BNDES, 1999. p. 40-41. 

Teses e dissertações 

DIAS, B. M. Z. Segurança alimentar na cadeira do leite: uma análise comparativa entre a França e o Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2011. 

Trabalhos apresentados em eventos: 

ZYLBERTAJN, D. Papel dos contratos na coordenação agroindustrial: um olhar além dos mercados. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 18., 2005, Ribeirão Preto. Anais [...]. Ribeirão Preto: SOBER, 2005. 

4    O procedimento adotado para aceitação definitiva será o seguinte: 

Primeira etapa: seleção dos artigos segundo critério de relevância e adequação às diretrizes editoriais.

Segunda etapa: parecer de qualidade a ser elaborado por pareceristas “ad hoc”. A Comissão Editorial e os consultores científicos, por eles indicados, compõem o filtro de qualidade responsável por essa etapa. Os pareceres comportam quatro possibilidades:

a. aceitação integral;
b. aceitação com alterações;
c. ressubmissão do artigo, no caso de alterações significativas no texto; e
d. recusa integral.

 

*  Uso DE IA  E IA generativa

Os autores que fizerem uso de tecnologias assistidas de IA e IA generativa devem informar em nota no artigo  e enviar uma declaração para os editores, destacando o motivo e finalidade do uso das aludidas tecnologias. Após usar esta ferramenta/serviço, o(s) autor(es) devem informar que revisaram e editaram o conteúdo conforme
necessário e que assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo da publicação.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.