Forjando uma heroína
a iconografia de Maria Quitéria de Jesus e os artistas britânicos na Independência do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2024.v18.50588Palavras-chave:
Maria Quitéria de Jesus, Guerra de Independência do Brasil, Artistas Britânicos, Iconografia Política, História Social da ArteResumo
O artigo investiga a construção da iconografia de Maria Quitéria de Jesus, combatente da Guerra de Independência do Brasil na Bahia, que se tornou um símbolo da participação feminina e popular na emancipação política nacional. O estudo examina o contexto de produção e recepção dos primeiros retratos da combatente, realizados por artistas britânicos na década de 1820. Por meio de uma análise iconográfica e documental, a pesquisa busca situar essas representações no quadro histórico em que foram produzidas e circularam, destacando os modelos visuais e as questões políticas que basearam a construção dessa iconografia.
Downloads
Referências
BLUTEAU, Raphael. Vocabulario portuguez & latino: aulico, anatomico, architectonico ... Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712 – 1728, v. 8.
CHAMBERLAIN, Henry. Views and Costumes of the City and Neighbourhood of Rio de Janeiro. Londres: Thomas M’Lean, 1822.
GHEYN II, Jacob De. The Exercise of Armes for Calivres, Muskettes and Pikes. Haia: [s.n.], 1607.
GRAHAM, Maria. Journal of a Voyage to Brazil, and residence there during parts of the years 1821, 1822, 1823. Londres: Longman, Hurst, Rees, Orme, Brown and Green, and John Murray, 1824.
JACOB, William. Travels in Brazil. The Quarterly Review, vol. XXI, dez. 1824-mar. 1825.
La Belle assemblée; or, Bell's court and fashionable Magazine, Londres, s. n., mai. 1824.
POUQUEVILLE, François-Charles-Hugues-Laurent. Voyage dans la Grèce, comprenant la description ancienne et moderne de l'Épire, de l'Illyrie grecque, de la Macédoine Cisaxienne.... Tomo 3. Paris: Firmin Didot, Père et Fils, 1820.
PYE, John. Patronage of British art, an historical sketch: comprising an account of the rise and progress of art and artists in London… Londres: Longman, Brown, Green and Longmans, 1845.
ROYAL Academy. The Exhibition of the Royal Academy, MDCCCXXIV, the fifty-sixth. Londres: W. Clowes, Northumberland-Court, Strand, 1824.
SILVA, Antonio de Morais. Diccionario da lingua portugueza composto pelo padre D. Rafael Bluteau, reformado, e accrescentado por Antonio de Moraes Silva natural do Rio de Janeiro. 1. ed. Lisboa: Simão Tadeu Ferreira, MDCCLXXXIX [1789]. 2v.
STEPHEN, Leslie (ed.). Dictionary of National Biography, vol. XIX. Londres: Elder Smith & Co., 1889.
The Edinburgh Magazine, and Literary Miscellany; a new series of the Scots Magazine, Edimburgo, v. XIV, 1824.
The Exhibition of the Royal Academy, M.DCCXXIII, the fifty-fifth. London: B. McMillan, Bow-Street, Covent-Garden, 1823.
The Honey-Bee: its natural history, physiology, and management. Londres: Baldwin, Cradock, and Joy, 1827.
The Literary Gazette and Journal of Belles Lettres, arts, sciences, etc. for the year 1824… Londres: B. Bensley, Bolt Court, Fleet Street, 1824.
Art. VIII. Journal of a Voyage to Brazil, and Residence there during Part of the Years 1821, 1822, 1823. By Maria Graham. The Monthly Review, Londres, v. CVI, p. 180-189, 1825.
BETHELL, Leslie. A presença britânica no império nos trópicos. Acervo, Rio de Janeiro, v. 22, n. 1, p. 53-66, 2009.
CAPDEVILA, Luc. Genre et armées d’Amérique latine. Clio. Histoire, femmes et societés, 20, p. 1-16, 2004.
COSTA, Laura Malosetti. ¿Verdad o belleza? Pintura, fotografia, memoria, historia. Crítica Cultural, Santiago de Chile, v. 4, n. 2, p. 111-123, dez. 2009.
CRARY, Jonathan. Técnicas do observador moderno: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
GOMES, Nathan. Teatro da memória, teatro da guerra: Maria Quitéria de Jesus na formação do imaginário nacional (1823-1979). 2022. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Instituto de Estudos Brasileiros, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022a.
GOMES, Nathan. Quando Maria Quitéria de Jesus subiu a colina do Ipiranga. In: MARINS, Paulo Garcez (org.). Uma história do Brasil. São Paulo: Edusp; Museu Paulista da USP, 2022b.
GOMES, Nathan. A la guerra Americanas: questões de gênero e etnicidade nos retratos de Maria Quitéria de Jesus. Revue Interdisciplinaire de Travaux sur les Amériques, Paris, n. 12, n.p., set. 2019.
GOMES, Nathan. A Brazilian amazon: olhares britânicos sobre Maria Quitéria de Jesus. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE, 14, 2019, Campinas. Anais..., Campinas: IFCH/Unicamp, 2019. p. 622-633.
GOMES, Nathan. Mulheres e armas: os retratos de Maria Quitéria de Jesus. In: ENCUENTRO DE JÓVENES INVESTIGADORES EN ARTE, 4, 2018, Buenos Aires. Actas... Buenos Aires: CAIA, 2020. p. 66-74.
GONZAGA, Guilherme Goretti. Augustus Earle (1793-1838): pintor viajante. Uma aventura solitária pelos mares do sul. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
GRAY, Sara. Dictionary of British Women Artists. Cambridge: Lutterworth Press, 2009.
GUERRA FILHO, Sérgio Armando Diniz. O povo e a guerra: participação das camadas populares nas lutas pela Independência do Brasil na Bahia. 2004. Dissertação (Mestrado em História Social) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004.
HACKFORTH-JONES, Jocelyn. Augustus Earle travel artist: paintings and drawings in the Rex Nan Kivell Collection, National Library of Australia. Canberra: National Library of Australia, 1980.
HICHBERGER, Joan Winifred Martin. Images of the Army: The Military in British Art, 1815-1914. Manchester: Manchester University Press, 1988.
JAMES, David. Um pintor inglês no Brasil do Primeiro Reinado. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, p. 151-169, s.v., n. 12, 1955.
JANCSÓ, István; PIMENTA, João Paulo. Peças de um mosaico: ou apontamentos para o estudo da emergência da identidade nacional brasileira. Revista de História das Ideias, Coimbra, v. 21, p. 389-440, 2000.
LIMA JR., Carlos. Salão de Honra do Museu Paulista: projetos e narrativas. In: PICCOLI, Valeria; PITTA, Fernanda (org.). Coleções em diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2016.
LIMA, Valéria. J.-B. Debret: historiador e pintor. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
LOPEZ, Nicolás Barbosa. The Exiled Insider: The Ambivalent Reception of Maria Graham’s Journal of a Voyage to Brazil (1824). e-Journal of Portuguese History, Porto; Providence, v. 16, n. 1, p. 62-74, jun. 2018.
LYRA, Maria de Lourdes Viana. A atuação da mulher na cena pública: diversidade de atores e de manifestações políticas no Brasil imperial. Almanack Braziliense, São Paulo, n. 3, p. 105-122, maio 2006.
MALVASIO, Ney Paes Loureiro. Maria Quitéria nas palavras de Maria Graham: uniforme e armamento utilizados pelo “Patrono” do QCO/Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro, tal qual descritos no Journal of a Voyage to Brazil-1822-1823-1824. Revista do IGHB, Salvador, v. 108, p. 107-119, jan.-dez. 2013.
MARCHANT, Anyda. The Captain’s Widow: Maria Graham and the Independence of South America. The Americas, Cambridge, v. 20, n. 2, p. 127-142, 1963.
MARTINS, Luciana Lima. O Rio de Janeiro dos viajantes: o olhar dos britânicos (1800-1850). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
MATTOS, Claudia Valladão de. Artistas viajantes nas fronteiras da história da arte. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE, III, 2007, Campinas. Anais..., Campinas: IFCH/Unicamp, 2007. p. 409-417.
NAVES, Rodrigo. A forma difícil: ensaios sobre arte brasileira. São Paulo: Editora Ática, 2001.
NOCHLIN, Linda. Representing women. New York: Thames and Hudson, 1999.
PIMENTA, João Paulo. A independência do Brasil como uma revolução: história e atualidade de um tema clássico. História da historiografia, Ouro Preto, n. 3, p. 53-82, set. 2009.
PORTO, Maíra Guimarães Duarte. Para inglês ver: uma análise de Journal of a Voyage to Brazil, de Maria Graham. Dissertação (mestrado em história). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
PRADO, Maria Ligia Coelho. A participação das mulheres nas lutas por independência na América Latina. In: América Latina no século XIX: tramas, telas, textos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; BAURU: Editora da Universidade do Sagrado Coração, 1999.
REIS JÚNIOR, Pereira. Maria Quitéria. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, 1953.
REIS, João José; SILVA, Eduardo. Negociação e conflito: a resistência negra no Brasil escravista. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
SELA, Eneida Maria Mercadante. Desvendando figurinhas: um olhar histórico para as aquarelas de Guillobel. 2001. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual de Campinas, 2001.
SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti; LIMA JÚNIOR, Carlos. Heroínas em batalhas: figurações femininas em museus em tempos de centenário: Museu Paulista e Museu Histórico Nacional, 1922. Museologia & Interdisciplinaridade¸ Brasília, v. 7, n. 13, p. 31-54, jan./jul. 2018.
SOUZA, Maria de Fátima Medeiros de. Viajar, observar e registrar: coleção e circulação da produção visual de Maria Graham. 2020. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
TAVARES, Luís Henrique Dias. A Independência do Brasil na Bahia. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Brasília: INL, 1982.
TAVARES, Luís Henrique Dias. História da Bahia. 12ª ed. Salvador: EDUFBA; São Paulo: UNESP, 2019.
THOMPSON, Carl. Sentiment and Scholarship: Hybrid Historiography and Historical Authority in Maria Graham’s South American Journals. Women's Writing, v. 24, n. 2, p. 185–206, 2017.
TREVOR-ROPER, Hugh. A invenção das tradições: a tradição das Terras Altas (Highlands) da Escócia. In: HOBSBAWN, Eric; RANGER, Terence (orgs.). A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Dados de financiamento
-
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Números do Financiamento 2019/19376-7






As obras deste periódico estão licenciadas com