As alunas da Academia Imperial de Belas Artes
encontrando brechas e abrindo caminhos
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2024.v18.50570Palavras-chave:
Estudos de gênero, Mulheres artistas, Academia, Artes Plásticas, Candida KlierResumo
O presente estudo visa atualizar a historiografia sobre a presença de artistas mulheres na Academia Imperial de Belas Artes. Embora a legislação brasileira tenha permitido a matrícula de mulheres na Escola Nacional de Belas Artes apenas no final de 1892, encontramos documentos que indicam que, já durante o Império, a Academia contava com a presença de discentes mulheres em suas salas de aula, na condição de ouvintes e amadoras. Essas pioneiras, por meio de requerimentos, frequentaram diferentes aulas, inclusive de Pintura Histórica e Anatomia. Dentre as alunas, destacamos Candida Klier, a quem a documentação se refere como a primeira mulher a ingressar na Instituição.
Downloads
Referências
ACADEMIA DAS BELLAS ARTES E CONSERVATÓRIO DE MÚSICA. 3662, Avulsos, Relatório apresentado pelo diretor em 28 de junho de 1876. Arquivo do Museu Dom João VI, Escola de Belas Artes, UFRJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1876, p. 13. Disponível em: <https://www.docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=museudjoaovi&pagfis=44857>. Acesso em: 26 fev. 2025.
ACADEMIA das Bellas Artes. O Paiz, Rio de Janeiro. 10 dez. 1887, p. 2.
ARQUIVO DO MUSEU D. JOÃO VI. 98, Avulsos, Academia das Bellas Artes Relação dos alumnos premiados [?] do anno escolar de 1885. Escola de Belas Artes, UFRJ, Rio de Janeiro, 1885. Disponível em: https://www.docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=MuseuDJoaoVI&id=3732007948207&pagfis=32310. Acesso em: 28 fev. 2025.
ACADEMIA DAS BELLAS ARTES E CONSERVATÓRIO DE MÚSICA. Relatório apresentado pelo diretor em 28 de junho de 1876. Museu Dom João VI, Arquivo Histórico, EBA-UFRJ, Avulsos, n. 3662, p. 13. Disponível em: <https://www.docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=museudjoaovi&pagfis=44857>. Acesso em: 26 fev. 2025.
ARQUIVO DO MUSEU D. JOÃO VI. 4274 a 4335, Avulsos. Escola de Belas Artes, UFRJ, Rio de Janeiro, [1860?-1890?]. Disponível em: https://www.docvirt.com/docreader.net/docreader.aspx?bib=MuseuDJoaoVI&pasta=Avulsos&pesq=&pagfis=55569. Acesso em: 27 fev. 2025.
ARQUIVO DO MUSEU D. JOÃO VI. 4277, Avulsos. Escola de Belas Artes, UFRJ, Rio de Janeiro, 1874. Disponível em: https://www.docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=MuseuDJoaoVI&id=3732007948207&pagfis=46332. Acesso em: 28 fev. 2025.
ARQUIVO DO MUSEU D. JOÃO VI. 4282, Avulsos. Escola de Belas Artes, UFRJ, Rio de Janeiro, 1886. Disponível em: https://www.docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=MuseuDJoaoVI&id=3732007948207&pagfis=46649. Acesso em: 28 fev. 2025.
ARQUIVO DO MUSEU D. JOÃO VI. 4282, Avulsos. Escola de Belas Artes, UFRJ, Rio de Janeiro, 1887. Disponível em: https://www.docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=MuseuDJoaoVI&id=3732007948207&pagfis=46650. Acesso em: 28 fev. 2025.
ARQUIVO DO MUSEU D. JOÃO VI. 4282, Avulsos. Escola de Belas Artes, UFRJ, Rio de Janeiro, 1888a. Disponível em: https://www.docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=MuseuDJoaoVI&id=3732007948207&pagfis=46651. Acesso em: 28 fev. 2025.
ARQUIVO DO MUSEU D. JOÃO VI. 4282, Avulsos. Escola de Belas Artes, UFRJ, Rio de Janeiro, 1888b. Disponível em: https://www.docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=MuseuDJoaoVI&id=3732007948207&pagfis=46652. Acesso em: 28 fev. 2025.
ARQUIVO DO MUSEU D. JOÃO VI. 4282, Avulsos. Escola de Belas Artes, UFRJ, Rio de Janeiro, 1889. Disponível em: https://www.docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=MuseuDJoaoVI&id=3732007948207&pagfis=46653. Acesso em: 28 fev. 2025.
ARQUIVO DO MUSEU D. JOÃO VI. 4283, Avulsos. Escola de Belas Artes, UFRJ, Rio de Janeiro, 1888. Disponível em: https://www.docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=MuseuDJoaoVI&id=3732007948207&pagfis=46732. Acesso em: 28 fev. 2025.
ARQUIVO DO MUSEU D. JOÃO VI. 4295, Avulsos. Escola de Belas Artes, UFRJ, Rio de Janeiro, 1889. Disponível em: https://www.docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=MuseuDJoaoVI&id=3732007948207&pagfis=47819. Acesso em: 28 fev. 2025.
ARQUIVO DO MUSEU D. JOÃO VI. 4296, Avulsos. Escola de Belas Artes, UFRJ, Rio de Janeiro, 1871. Disponível em: https://www.docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=MuseuDJoaoVI&id=1247309301835&pagfis=47888. Acesso em: 28 fev. 2025.
ARQUIVO DO MUSEU D. JOÃO VI. 4298, Avulsos. Escola de Belas Artes, UFRJ, Rio de Janeiro, 1887. Disponível em: https://www.docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=MuseuDJoaoVI&id=3732007948207&pagfis=48008. Acesso em: 28 fev. 2025.
ARQUIVO DO MUSEU D. JOÃO VI. 4302, Avulsos. Escola de Belas Artes, UFRJ, Rio de Janeiro, 1885. Disponível em: https://www.docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=MuseuDJoaoVI&id=3732007948207&pagfis=48224. Acesso em: 28 fev. 2025.
ARQUIVO DO MUSEU D. JOÃO VI. 4302, Avulsos. Escola de Belas Artes, UFRJ, Rio de Janeiro, 1887. Disponível em: https://www.docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=MuseuDJoaoVI&id=3732007948207&pagfis=48225. Acesso em: 28 fev. 2025.
ARQUIVO DO MUSEU D. JOÃO VI. 4308, Avulsos. Escola de Belas Artes, UFRJ, Rio de Janeiro, 1889. Disponível em: https://www.docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=MuseuDJoaoVI&id=3732007948207&pagfis=48667. Acesso em: 28 fev. 2025.
ARQUIVO DO MUSEU D. JOÃO VI. 4319, Avulsos. Escola de Belas Artes, UFRJ, Rio de Janeiro, 1888. Disponível em: https://www.docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=MuseuDJoaoVI&Pesq=amadores&id=1247309301835&pagfis=49570. Acesso em: 28 fev. 2025.
ARQUIVO DO MUSEU D. JOÃO VI. 4336, Avulsos. Escola de Belas Artes, UFRJ, Rio de Janeiro, 1889. Disponível em: https://www.docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=MuseuDJoaoVI&Pesq=amadores&id=1247309301835&pagfis=50892. Acesso em: 28 fev. 2025.
ARQUIVO DO MUSEU D. JOÃO VI. 6181, Encadernados, Matrículas AIBA/ENBA. Escola de Belas Artes, UFRJ, Rio de Janeiro, s.d. Disponível em: https://www.docvirt.com/docreader.net/docreader.aspx?bib=MuseuDJoaoVI&pasta=Encadernados&pesq=&pagfis=30444. Acesso em: 27 fev. 2025.
ARQUIVO DO MUSEU D. JOÃO VI. 6210, Encadernados, Matrículas 1855/1865. Escola de Belas Artes, UFRJ, Rio de Janeiro, 1855-1865. Disponível em: https://www.docvirt.com/docreader.net/docreader.aspx?bib=MuseuDJoaoVI&pasta=Encadernados&pesq=&pagfis=23274. Acesso em: 28 fev. 2025.
ARQUIVO DO MUSEU D. JOÃO VI. 6211, Encadernados, Cursos Diurno/Noturno 1866/1867. Escola de Belas Artes, UFRJ, Rio de Janeiro, 1866-1867. Disponível em: https://www.docvirt.com/docreader.net/docreader.aspx?bib=MuseuDJoaoVI&pasta=Encadernados&pesq=&pagfis=28278. Acesso em: 28 fev. 2025.
BRASIL. Decreto de 30 de dezembro de 1831. Coleção de Leis do Império do Brasil - 1831, Rio de Janeiro, v. 1 pt. II, p. 91, 1831. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret_sn/1824-1899/decreto-37927-30-dezembro-1831-565492-publicacaooriginal-89247-pe.html. Acesso em: 28 fev. 2025.
BRASIL. Decreto nº 1.603, de 14 de Maio de 1855. Coleção de Leis do Império do Brasil de 1855, Rio de Janeiro, v. 1, pt. 2, p. 402, 1855. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-1603-14-maio-1855-558536-publicacaooriginal-79876-pe.html. Acesso em: 26 fev. 2025.
BRASIL. Decreto nº 983, de 8 de Novembro de 1890. Coleção de Leis do Brasil 1890, Rio de Janeiro, v. 11, p. 3533, 1890. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-983-8-novembro-1890-517808-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 28 fev. 2025.
BRASIL. Decreto nº 1.159, de 3 de Dezembro de 1892. Coleção de Leis do Brasil de 1892, Rio de Janeiro, v. 1, pt. 2, p. 961, 1892. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-1159-3-dezembro-1892-520752-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 26 fev. 2025.
CASAMENTOS. Diário do Commercio. Paraná, 11 mar. 1891, p.1.
D’ASSUMPÇÃO, Paulo Ildefonso. Candida Klier. A Galeria Illustrada. Paraná, 20 jan. 1889, p. 61.
D. CANDIDA Klier, A Galeria Illustrada. Paraná, 20 jan. 1889, p. 59.
D. CANDIDA Assumpção. Diário da Tarde. Curitiba, 9 out. 1901, p. 1.
DISTRIBUIÇÃO de prêmios: Jornal do Commercio. Rio de Janeiro, 29 dez. 1889, p. 2.
ENTRADAS no dia 22. Gazeta de Notícias. Rio de Janeiro, 23 jun. 1887, p. 5.
FAMILYSEARCH. Registro de Mathilde Da Costa Ferreira e José Joaquim Da Costa Ferreira. Registro Civil, 1829-2012, Rio de Janeiro, 1962. Disponível em: https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:7M1V-CP6Z. Acesso em: 4 nov. 2023.
FAMILYSEARCH. Registro de Candida Klier e Jorge Henrique Klier. Registros da Igreja Católica, 1616-2017, Rio de Janeiro, 18 out. 1864. Disponível em: https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6X8L-DJMH. Acesso em: 6 abr. 2024.
FAMILYSEARCH. Registro de Cândida Klier de Assumpção e Jorge Henrique Klier. Registro Civil, 1852-2017, Paraná, 28 nov. 1957. Disponível em: https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:CVQ7-WBW2. Acesso em: 6 mar. 2024.
GAZETA de notícias, Rio de Janeiro. 2 dez. 1888, p. 1.
LOYOLA, Percival. Candida Klier de Assumpção. O Dia. Paraná, 5 dez. 1957, p. 4.
MOVIMENTO do Porto. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro, 2 mar. 1882, p. 4.
NO ATELIER de uma artista. A República: orgam do Partido Republicano. Paraná, 19 abr. 1892, p. 2.
PELA EXPOSIÇÃO. A República: orgam do Partido Republicano. Paraná, 22 dez 1903, p. 1.
SAHIDAS no dia 2. Gazeta de Notícias. Rio de Janeiro, 3 mai. 1887, p. 3.
BEAUVOIR, Simone. O Segundo Sexo. 2ª edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
BESSE, Susan. Modernizando a Desigualdade: reestruturação da ideologia de gênero no Brasil (1914-1940). São Paulo: EDUSP, 1999.
COSTA, Emília Viotti da. Patriarcalismo e Patronagem: mitos sobre a mulher no século XIX. In: COSTA, Emília Viotti da. Da Monarquia à República: momentos decisivos. 9.ed. São Paulo: Editora UNESP, 2010. p. 493-523.
DE CASTRO, Isis Pimentel. Pintura, memória e história: a pintura histórica e a construção de uma memória nacional. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis: EDUFSC, n.38, p.335-352, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/18260/17132. Acesso em: 26 fev. 2025.
DAZZI, Camila. A Reforma de 1890 – Continuidades e Mudanças na Escola Nacional de Belas Artes (1890-1900). In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE, HISTÓRIA DA ARTE E INSTITUIÇÕES CULTURAIS: PERSPECTIVAS EM DEBATE, n. 3, 2007, IFCH, UNICAMP, Campinas. Anais... Campinas: IFCH/UNICAMP, 2007. p. 194-205. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/eha/atas/2007/DAZZI,%20Camila.pdf. Acesso em: 26 abr. 2024.
LELIS, Francismara de Oliveira. Discursos e sentidos sobre a educação feminina na corte, século XIX. Uma reflexão histórica da “Polyantheia commemorativa de inauguração das aulas para o sexo feminino do Imperial Lycêo de Artes e Officios”. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado em História). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.
LIBLIK, Carmem Silvia da Fonseca Kummer. Uma história toda sua: trajetórias de historiadoras brasileiras (1934-1990). 2017, 330 f. Tese (Doutorado em História). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2017.
MATOS, Maria Izilda; BORELLI, Andrea. Espaço feminino no mercado produtivo.
In: PINSKI, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana. Nova História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto: 2012. n.p.
NOCHLIN, Linda. Why Have There Been No Great Women Artists? In: NOCHLIN, Linda (Org.). Women, Art, and Power. New York: Harper & Row, 1988. p. 145-178.
PRAVDENKO, Inna. Diana Cid García’s story as an Exercise in the Imaginative Reinvention of the Art Worlds. Latin American and Latinx Visual Culture, v. 4, n.1, p. 44–57, jan. 2022. Disponível em: https://www.academia.edu/71339574/Diana_Cid_Garc%C3%ADas_story_as_an_Exercise_in_the_Imaginative_Reinvention_of_the_Art_Worlds. Acesso em: 28 fev. 2025.
SCOTT, Joan Wallach. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, v. 20, n. 2, p. 71-99, 8 mar. 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71721. Acesso em: 26 fev. 2025.
SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Entre convenções e discretas ousadias: Georgina de Albuquerque e a pintura histórica feminina no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 17, n. 50, p. 143-185, out. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/VynXp7ZkxLLm8jSKW6kXyWQ/abstract/?lang=pt. Acesso em 8 maio 2024.
SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. O corpo inacessível: as mulheres e o ensino artístico nas academias do século XIX. ArtCultura, Uberlândia, v. 9, n. 14, p. 83-97, 2007. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1450/1297. Acesso em: 22 fev. 2024.
SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Profissão Artista: Pintoras e Escultoras Acadêmicas Brasileiras. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008a.
SIMIONI, Ana Paula. As mulheres na escola nacional de belas artes: gênero e formação artística em tempos de república. In: CAVALCANTI, Ana Maria; DAZZI, Camila; VALLE, Arthur (Org.). Oitocentos – arte brasileira do Império à Primeira República. Rio de Janeiro: EBA/UFRJ/Dezenove&Vinte, 2008b, p.73-80. Disponível em: https://www.academia.edu/23975200/2008_Oitocentos_Tomo_I_Arte_Brasileira_do_Imp%C3%A9rio_%C3%A0_Primeira_Rep%C3%BAblica. Acesso em: 28 fevereiro 2025.
SILVA, Maria do Carmo Couto da. Artistas latino-americanos no acervo do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro: obras adquiridas no final do século XIX e primeiras décadas do século XX. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, n. 22, 2013, Belém. Anais... Belém: ANPAP; PPGARTES/ICA/UFPA, 2013. Disponível em: https://anpap.org.br/anais/2013/comites/htca/Maria%20do%20Carmo%20Couto%20da%20Silva.pdf. Acesso em: 26 fev. 2025.
SILVEIRA, Fernando José. Antonio Luis de Moura: o primeiro clarinetista virtuoso brasileiro e fundador da cátedra de clarineta no Brasil. Música Hodie, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 93-111, 2010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/10722. Acesso em: 6 abr. 2024.
SQUEFF, Letícia Coelho. A Reforma Pedreira na Academia de Belas Artes (1854-1857) e a constituição do espaço social do artista. Cadernos Cedes, Campinas, v. 20, n. 51, p. 103-118, nov. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/B9ZcFBk7LgDqvjSKhLxM3gD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 5 abr. 2024.






As obras deste periódico estão licenciadas com