A publicidade como fonte material

um exercício de análise com dois anúncios do Mappin Stores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2024.v18.50456

Palavras-chave:

Cultura Material, Corpo, Gênero, Mappin Stores

Resumo

Em artigo publicado há mais de 20 anos, Ulpiano Bezerra de Meneses apresentou um balanço sobre os estudos da visualidade e defendeu que as análises históricas percorressem o circuito completo das imagens, ou seja, sua produção circulação e consumo. Partindo das problemáticas levantadas pelo autor e do exercício metodológico por ele proposto, este artigo tem por objetivo percorrer o circuito dos anúncios publicitários da loja de departamento Mappin Stores, na década de 1930, e demonstrar como a análise de aspectos formais dessa tipologia de imagem podem ser mobilizados em estudos de gênero. Os anúncios publicitários são fontes profícuas para os estudos interessados nas diferenças de gênero, uma vez que possibilitam a identificação de atributos e imagens associados à feminilidade e à masculinidade.

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Biografia do Autor

Raissa Monteiro dos Santos, Universidade de São Paulo

Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo. Atualmente é doutoranda na mesma instituição e bolsista CAPES. Email: raissa.monteiro.santos@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8639-2564

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Publicado

2024-12-01

Como Citar

Monteiro dos Santos, R. (2024). A publicidade como fonte material: um exercício de análise com dois anúncios do Mappin Stores. Domínios Da Imagem, 18, 1–16. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2024.v18.50456