O uso de imagens no processo de ensino-aprendizagem: reflexões acerca de um recurso midiático de um curso ofertado na modalidade a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p292

Palavras-chave:

Imagens, Inovações, Midiático, Aprendizagem, Instrucional

Resumo

A sociedade em que vivemos se transforma por meio das inovações ao longo dos anos, e o processo de ensinar e aprender também passou por mudanças, tornando-se receptivo às novas ferramentas e recursos midiáticos que visem potencializar a aprendizagem dos alunos; o objetivo do presente trabalho foi analisar a utilização das imagens presentes no recurso midiático disponibilizado para o processo de ensino-aprendizagem de alunos matriculados em um curso da modalidade a distância - EaD, bem como verificar as propriedades instrucionais, além de averiguar se o recurso midiático atende os diferentes estilos de aprendizagem dos discentes. Esta pesquisa, que foi pautada no fascículo disponibilizado no curso de Formação de Designer Instrucional o qual foi ofertado na modalidade a distância, buscou-se verificar a utilização de texto com imagens bem como se elas possuem propriedades instrucionais.

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Biografia do Autor

Michele Silva da Mata, Faculdade UCL

Mestre em Educação em Ciência e Matemática pelo IFES (Educimat). Professora da Faculdade UCL, Serra/ES.

Aline Freitas da Silva Xavier, Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG; Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

Doutora em Design pela UEMG. Coordenadora Geral de Tecnologias Educacionais do Cefor/IFES, Vitória/ES.

Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

Doutora em Educação pela UFES, Professora Titular do IFES/Cefor, Vitória/ES.

Marcelina das Graças de Almeida, Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG

Professora da UEMG. Doutora em História pela UFMG, Belo Horizonte/MG.

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

da Mata, M. S., Xavier, A. F. da S., Sondermann, D. V. C., & de Almeida, M. das G. (2020). O uso de imagens no processo de ensino-aprendizagem: reflexões acerca de um recurso midiático de um curso ofertado na modalidade a distância. Domínios Da Imagem, 14(27), 292–316. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p292

Edição

Seção

Artigos gerais