Análise de textos verbo-visuais sobre intérprete educacional: construindo sentidos sobre sua tarefa em sala de aula

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n15p155

Palabras clave:

Imagem, Verbo-visual, Política educacional, Intérprete educacional.

Resumen

Tomamos a teoria bakhtiniana dialógica da linguagem como referencial teórico (BAKHTIN, 2010) para desenvolver a análise de imagens que representam a atividade do intérprete de língua de sinais em ambiente educacional, estudo este centrado na análise verbo-visual de enunciados concretos. As questões que se colocam nesta pesquisa são: como subtende-se o intérprete educacional em textos verbo-visuais? Que concepção sobre o papel do intérprete educacional é transmitida por estes textos verbo-visuais? Tais textos verbo-visuais estabelecem relações dialógicas com o contexto histórico e revelam diferentes interpretações do papel do intérprete, como: máquina de traduzir, colaborador na escola e como profissional que enfrenta problemas na execução de sua tarefa de mediador da aprendizagem de alunos surdos.

Biografía del autor/a

Neiva de Alquino Albres, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Vânia de Aquino Albres Santiago, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

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Publicado

2014-12-22

Cómo citar

Albres, N. de A., & Santiago, V. de A. A. (2014). Análise de textos verbo-visuais sobre intérprete educacional: construindo sentidos sobre sua tarefa em sala de aula. Domínios Da Imagem, 8(15), 155–179. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n15p155

Número

Sección

Artigos gerais