Jogos, aprendizagem e formação geoetnográfica: experiências no estágio supervisionado e no PIBID
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2021v16n29p402Palabras clave:
Estágio Curricular Supervisionado em Geografia, Geoetnografia, Jogos, PIBID.Resumen
O objetivo da presente pesquisa é discorrer sobre os resultados alcançados no uso da metodologia geotenográfica utilizada e desenvolvida em atividades do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), e do estágio supervisionado do curso de geografia, da Universidade do Estado do Rio Grande do norte (UERN), campus de Pau dos Ferros. Tal metodologia, orientou a formação docente inicial a desenvolver atividades escolares a partir do uso de jogos didáticos-pedagógicos. Através desse percurso geoetnográfico, o professor em formação ao mesmo tempo em que obtém uma ampla visão do espaço de pesquisa, também tem, de certo modo, um contato maior com a dimensão "humana". Esse palco privilegiado permite analisar não somente aspectos físicos, mas também emocionais, subjetivos das vivências escolares. Neste sentido, o uso dos jogos adotados como metodologia de ensino nas aulas de conteúdos geográficos: fatuais, conceituais, procedimentais e atitudinais, mostrou-se amplamente eficiente, tanto para a formação acadêmica do professor, quanto para o desenvolvimento humanístico e afetivo da formação, aproximando, criando elo entre estagiários, alunos e escola.
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