Metáforas mutantes do imaginário: a semiose na arte Amazônida contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2017v11n21p141Palabras clave:
Ecossistemas comunicacionais, Arte, Semiótica, Sociologia das emergênciasResumen
O artigo propõe uma reflexão sobre configurações ecossistêmicas comunicacionais, a partir de aspectos da obra do artista plástico Otoni Mesquita, com ênfase na fase "Ciclos do Eldorado", na qual o artista discute a forma de ocupação da Amazônia e suas reverberações na contemporaneidade. O objetivo é compreender a dinâmica do trajeto criativo, articulado na interação entre corpo, mente e ambiente. A abordagem é feita pelo viés da semiótica em trama com outras áreas do conhecimento, ressaltando aspectos do imaginário e da sociologia das emergências. O referencial teórico é composto por autores como Lúcia Santaella, Christine Greiner e Boaventura de Sousa Santos. Desse modo, foi possível percebermos o mapeamento de trajetórias ecossistêmicas, por meio de memórias e metamorfoses da arte, configurando ou reconfigurando cartografias sígnicas, em fluxos comunicacionais, com suas inter-relações e interdependências.Descargas
Citas
FREITAS, Ítala Clay de Oliveira. Tramas Comunicativas da Cultura. A Dança no Jornalismo Impresso em Manaus (1980-2000). 2010. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
GREINER, Christine. O corpo, pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.
JANSON, Horst. Iniciação a História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
LITTLEJOHN, Stephen W. Fundamentos Teóricos da Comunicação Humana. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988.
MLODINOW, Leonard. Subliminar - Como o inconsciente influencia nossas vidas. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
MONTEIRO, Gilson Vieira; ABBUD, Maria Emília de Oliveira Pereira; PEREIRA, Mirna Feitosa (org.). Estudos e perspectivas dos ecossistemas na comunicação. Manaus: Edua/Ufam, 2012.
PAES LOUREIRO, João de Jesus. Cultura amazônica - Uma poética do imaginário. Manaus: Editora Valer, 2015.
PÁSCOA, Luciane. As artes plásticas no Amazonas: o Clube da Madrugada. Manaus: Valer, 2011.
PROUS, André; RIBEIRO, Loredana. Arte Rupestre Pré-histórica: imagens fixas, significados mutáveis. Curitiba: Zencrane, 2007.
SACKS, Oliver. O homem que confundiu sua mulher com um chapéu e outras histórias clínicas. São Paulo: Cia. das Letras, 1997.
SALLES, Cecília Almeida. Gesto Inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Intermeios, 2012.
SANTAELLA, Lúcia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal. São Paulo: Iluminuras/FAPESP, 2001.
SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano: Da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
SANTAELLA, Lúcia. Arte aquém e além da Arte. São Paulo: Cosac e Naify, 2014.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Editora Cortez. 2010.
SILVA, Juremir Machado da. As Tecnologias do Imaginário. Porto Alegre: Sulina, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Domínios da ImagemDomínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.







Las obras de esta publicación tienen licencia Creative Commons.