Metáforas mutantes do imaginário: a semiose na arte Amazônida contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2017v11n21p141Palabras clave:
Ecossistemas comunicacionais, Arte, Semiótica, Sociologia das emergênciasResumen
O artigo propõe uma reflexão sobre configurações ecossistêmicas comunicacionais, a partir de aspectos da obra do artista plástico Otoni Mesquita, com ênfase na fase “Ciclos do Eldorado”, na qual o artista discute a forma de ocupação da Amazônia e suas reverberações na contemporaneidade. O objetivo é compreender a dinâmica do trajeto criativo, articulado na interação entre corpo, mente e ambiente. A abordagem é feita pelo viés da semiótica em trama com outras áreas do conhecimento, ressaltando aspectos do imaginário e da sociologia das emergências. O referencial teórico é composto por autores como Lúcia Santaella, Christine Greiner e Boaventura de Sousa Santos. Desse modo, foi possível percebermos o mapeamento de trajetórias ecossistêmicas, por meio de memórias e metamorfoses da arte, configurando ou reconfigurando cartografias sígnicas, em fluxos comunicacionais, com suas inter-relações e interdependências.Descargas
Citas
FREITAS, Ítala Clay de Oliveira. Tramas Comunicativas da Cultura. A Dança no Jornalismo Impresso em Manaus (1980-2000). 2010. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
GREINER, Christine. O corpo, pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.
JANSON, Horst. Iniciação a História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
LITTLEJOHN, Stephen W. Fundamentos Teóricos da Comunicação Humana. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988.
MLODINOW, Leonard. Subliminar - Como o inconsciente influencia nossas vidas. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
MONTEIRO, Gilson Vieira; ABBUD, Maria Emília de Oliveira Pereira; PEREIRA, Mirna Feitosa (org.). Estudos e perspectivas dos ecossistemas na comunicação. Manaus: Edua/Ufam, 2012.
PAES LOUREIRO, João de Jesus. Cultura amazônica - Uma poética do imaginário. Manaus: Editora Valer, 2015.
PÁSCOA, Luciane. As artes plásticas no Amazonas: o Clube da Madrugada. Manaus: Valer, 2011.
PROUS, André; RIBEIRO, Loredana. Arte Rupestre Pré-histórica: imagens fixas, significados mutáveis. Curitiba: Zencrane, 2007.
SACKS, Oliver. O homem que confundiu sua mulher com um chapéu e outras histórias clínicas. São Paulo: Cia. das Letras, 1997.
SALLES, Cecília Almeida. Gesto Inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Intermeios, 2012.
SANTAELLA, Lúcia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal. São Paulo: Iluminuras/FAPESP, 2001.
SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano: Da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
SANTAELLA, Lúcia. Arte aquém e além da Arte. São Paulo: Cosac e Naify, 2014.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Editora Cortez. 2010.
SILVA, Juremir Machado da. As Tecnologias do Imaginário. Porto Alegre: Sulina, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Domínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.