Uma venda de secos e molhados no século XIX mineiro: análise de uma imagem fotográfica
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2012v6n10p53Palabras clave:
Fotografia, Grupos sociais, Século XIX, Minas Gerais.Resumen
O artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão teórico-metodológica acerca de uma imagem do final do século XIX. Trata-se de uma fotografia na qual se destaca a venda "A Fidelidade", do Sr. Jovelino de Souza Parreiras. No mesmo documento, identificam-se também várias pessoas e distintos grupos sociais do distrito de Rio Manso/MG. Para este estudo, três categorias de análise foram propostas: 1) origem e historicidade da imagem; 2) sistema social e enquadramento das pessoas; 3) sistema econômico, estrutura material e simbólica. Com base na análise desses atributos, foi possível compor um quadro socioeconômico do Vale do Paraopeba/MG, bem como apontar alguns aspectos culturais da localidade retratada pelo documento histórico.
Descargas
Citas
BRAUDEL, Fernand. Civilização Material Economia e Capitalismo, Séculos XV-XVIII. (Tradução Telma Costa) São Paulo: Martins Fontes, 1995. v. 1 (As Estruturas do Cotidiano: o possível e o impossível); v. 2 (Os Jogos das Trocas); v. 3 (O tempo do Mundo).
CARVALHO, Vânia Carneiro et. al. Fotografia e História: ensaio bibliográfico. Anais do Museu Paulista. São Paulo, Nova Série, n. 2, p. 235-300, jan./dez. 1994.
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.
CHAVES, Cláudia Maria das Graças. Perfeitos Negociantes. Mercadores das Minas Setecentistas. São Paulo: Annablume, 1999.
DEL PRIORI. Mary. História da criança no Brasil. São Paulo: Contexto, 2010.
FRAGOSO, João Luís Ribeiro; FLORENTINO, Manolo. O arcaísmo como projeto. Mercado Atlântico, Sociedade Agrária e Elite Mercantil no Rio de Janeiro, c.1790 - c.1840. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1998.
KOSSOY, Boris. Origens e expansão da fotografia no Brasil: século XIX. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1980.
LE GOFF, Jacques; TRUONG, Nicolas. Uma história do corpo na Idade Média. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
MARTINEZ, Cláudia Eliane P. Marques. Cinzas do Passado: riqueza e cultura material no Vale do Paraopeba/MG (1840/1914). 2006. (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo/ Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História. 2006.
MARTINEZ, Cláudia Eliane P. Marques. Riqueza e Escravidão: vida material e população no século XIX. São Paulo: FAPESP; Annablume, 2007.
MATTOS, Ilmar R. O tempo Saquarema. São Paulo: Hucitec, 1987.
MAUD, Ana Maria; LOPES, Marcos Felipe de Brum. História e Fotografia. In: CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Fontes Visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História. São Paulo. v. 23, n. 45, p. 11-36, 2003.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. O fogão da Société Anonyme Du Gaz. Sugestão para uma leitura de imagem publicitária. Projeto História, São Paulo, 2000.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. História e imagem: iconografia/iconologia e além. In: CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
PAIVA, Clotilde Andrade. População e Economia nas Minas Gerais do Século XIX. 1996. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.
PAULA, João Antônio de. Raízes da Modernidade em Minas Gerais. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
REDE, Marcelo. História e cultura material. In: CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
ROCHE, Daniel. História das Coisas Banais. Nascimento do consumo. Séculos XVII-XIX. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Domínios da ImagemDomínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.







Las obras de esta publicación tienen licencia Creative Commons.