Janelas do olhar: minúcias oníricas em Chema Madoz
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2012v6n10p43Palabras clave:
Fotografia, Estética, Chema Madoz, Surrealismo.Resumen
O nome do fotógrafo espanhol Chema Madoz ganhou fama e reconhecimento nas últimas décadas, como uma espécie de surrealista deslocado no tempo. Sua arte se caracteriza pela natureza morta, pelas brincadeiras visuais, pela ambiguidade e por permitir diversas interpretações, sempre no limiar entre o fotográfico e o pictórico. Neste pequeno artigo propomos comentar sua obra e sua estética, exemplificando com a análise de um de seus mais famosos retratos.
Descargas
Citas
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
KOSSOY, Boris, Fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
MADOZ, Chema. Chema Madoz. Madrid: Ediciones Aldeasa, 2007.
SIMÃO, Selma Machado. Arte híbrida: entre o pictórico e o fotográfico. São Paulo: Editora UNESP, 2008.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Domínios da ImagemDomínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.







Las obras de esta publicación tienen licencia Creative Commons.