Imagens do cotidiano da Escola para Todos (ou Escola Inclusiva) em finais do Século XX: tempo e espaço como focos de análise
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2010v4n6p91Palavras-chave:
Escola para todos, Imagens, Espaço e tempo Escolares.Resumo
Este trabalho realiza análise sobre a relação espaço e tempo no processo de materialização das imagens de uma escola para todos, inclusive para os indivíduos com deficiência. Tal análise não se restringe somente ao campo da investigação da relação deficiência-escolarização, mas expressa uma preocupação com essa escola para todos, que se está reinventando, desde finais do século XX. Contudo, a escola que chamamos ‘para todos’ é algo que vem se desenvolvendo desde o fim do século XIX e ao longo do século XX em países como Inglaterra, França, Estados Unidos, Alemanha, entre outros. No Brasil, entretanto, essa escola parece fundar-se na desarticulação entre ela própria e o tecido econômico e social. Dessa forma, as imagens do cotidiano da escola, ao assumirem características definidas pelo tempo e espaço, parecem imprimir um entre-lugar cultural e histórico em que se expressam os princípios da exclusão e da igualdade, geradores do paradoxo da escola inclusiva, ao mesmo tempo, que contribuem para a inauguração de uma nova cultura escolar.
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