A disputa do imaginário: as representações do cangaço no cinema nacional (1950)

Autores/as

  • Caroline Lima Santos Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2010v4n6p67

Palabras clave:

História, Cinema, Cangaço, Representações e imaginário

Resumen

O imaginário popular sobre o movimento do cangaço inspirou cordéis, músicas e diversos filmes, produzidos no Brasil. Diante disso, convidamos o leitor a pensar sobre a produção cinematográfica da década de 1950, a partir da película “O Cangaceiro”, do cineasta Lima Barreto, que lançou uma nova linguagem cinematografia com esta obra, a linha western. A proposta do artigo na perspectiva do imaginário seria discutir como o mito do cangaço através de filmes. “O Cangaceiro” lançou idéias e representações que ligam o movimento, o seu espaço geográfico, o nordeste brasileiro, a questões referentes à violência, o debate entre o arcaico e o moderno, e as abordagens dadas ao movimento através dos seus personagens. O trabalho focará as possibilidades da relação história-cinema e o cinema enquanto fonte de pesquisa.

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Biografía del autor/a

Caroline Lima Santos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestre em História Regional e Local pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

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Publicado

2010-05-01

Cómo citar

Santos, C. L. (2010). A disputa do imaginário: as representações do cangaço no cinema nacional (1950). Domínios Da Imagem, 4(6), 67–74. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2010v4n6p67

Número

Sección

Artigos gerais