O perigo amarelo nas histórias em quadrinhos: Capitão América e discurso antinipônico nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n16p113Palabras clave:
Histórias em quadrinhos, Perigo amarelo, Capitão AméricaResumen
Este texto pretende demonstrar como as histórias em quadrinhos (HQ) constituem fontes que, articulando imagem e texto, possuem relações com o contexto histórico no qual foram produzidas, a despeito de sua natureza ficcional. Nesse sentido, os quadrinhos do Capitão América, durante a Segunda Guerra Mundial, foram utilizados como instrumentos que reelaboravam os principais elementos alardeados pelo discurso antinipônico nos Estados Unidos, principalmente a questão do perigo amarelo, associado à ideia de ameaça imperialista e militar. As HQ em foco assumiam, em parte, a função de educação dos olhares, reconstruindo e legitimando as ideologias bélicas do governo norte-americano. Como fontes, foram selecionadas algumas capas produzidas na conjuntura analisada, dada sua importância como protocolo de leitura. Da perspectiva epistemológica, foram adotados os conceitos de representação e apropriação propostos por Roger Chartier, bem como procedimentos para a interpretação de imagens como documentos para a pesquisa histórica.Descargas
Citas
ANDRÉ, Richard Gonçalves. A educação do olhar: discurso antinipônico e histórias em quadrinhos nos Estados Unidos. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL - ANPED SUL, n. 8, 2010, Londrina. Anais do VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL, 2010.
ANDRÉ, Richard Gonçalves. O paraíso entre luzes e sombras: representações de natureza em fontes fotográficas (Londrina,1934-1944). Londrina: EDUEL, 2014.
BENEDICT, R. O crisântemo e a espada: padrões da cultura japonesa. São Paulo: Editora Perspectiva, 1972. CALAZANS, Flávio. História em quadrinhos na escola. São Paulo: Paulus, 2008.
CARONTINI, E.; PERAYA, D. O projeto semiótico: elementos de semiótica geral. São Paulo: Cultrix, EDUSP, 1979. p. 19-25.
CARVALHO, José Murilo. Formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a História entre certezas e inquietudes. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002.
DEZEM, Rogério. Matizes do "amarelo": a gênese dos discursos sobre os orientais no Brasil (1878-1908). São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2005.
DUBOIS, Phillipe. O ato fotográfico. 7. ed. Campinas: Papirus, 1993. ECO, U. Leitura de "Steve Canyon". In: Apocalípticos e integrados. 5. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1993. p. 144 - 150.
FABRIS, A. Identidades virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.
GASKELL, Ivan. História das imagens. In: BURKE, Peter (Org.). A escrita da História: novas perspectivas. São Paulo: EDUNESP, 1991. p. 237-271.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. 3. ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2002.
MARIN, Louis. Ler um quadro - uma carta de Poussin em 1639. In: CHARTIER, Roger (Org.). Práticas da leitura. 2. ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2001. p. 117-140.
MINISTRY of Foreign Affairs. Overseas Migration Statistics. Tokyo, 1964.
PARRILLA, Franciele Aline. Chico Bento, um caipira do campo ou da cidade. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual Paulista, Assis, 2006.
PÉCORA, Alcir. Introdução. In: CHARTIER, Roger (Org.). Práticas de leitura. 2. ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2001. p. 9-17.
RAMA, Angela; VERGUEIRO, Waldomiro (Orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009a.
RAMA, Angela; WERGUEIRO, Waldomiro. Uso das HQS no ensino. In: RAMA, A.; VERGUEIRO, W. (Orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009b. p. 7-29.
TSUNEYOSHI, Azusa. Meiji pioneers: the early Japanese immigrants to the American Far West and Southwest, 1880-1930. Dissertation (Doctor's Degree in History and Political Science) - Northern Arizona University, Arizona, 1989.
VOVELLE, Michel. Imagens e imaginário na História: fantasmas e certezas nas mentalidades desde a Idade Média até o século XX. São Paulo: Editora Ática, 1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Domínios da ImagemDomínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.







Las obras de esta publicación tienen licencia Creative Commons.