Aparências que contam: a aparência como ferramenta de avaliação social
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n15p5Palabras clave:
Aparência, Fotografia, Média.Resumen
O artigo explora a forma como, na modernidade, desenvolveu-se a crença numa relação de causa e efeito entre o carácter e a aparência dos indivíduos. Várias foram as personalidades que tentaram tornar positivas as investigações e a catalogação das aparências, tendo-se desenvolvido metodologias de análise e arquivos de imagens que tentavam estabelecer critérios de identificação de aparências de sujeitos ditos "desajustados". A fotografia desempenhou papel de relevo na criação destes arquivos, permitindo tornar objectivas determinadas encenações. Como forma de tornar mensurável a normalidade, estabeleceu-se a figura do "homem-médio", na qual média e ideal se sobrepõem. Aborda-se o papel da figura da média ou ideal na Europa moderna e, igualmente, na emergência da sociedade de consumo norte-americana.
Descargas
Citas
BAIN NEWS SERVICE. Portrait Parle class. France. [191?]. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/library_of_congress/2162889173/in/photolistic99Ln-9rriV8-4i8nAD-hNYegr-9ruhdj-pNVJX-4i8nFk-hTJCMH-nVmpJJ-4hQbj4- 4hUgmq-icaXSf-ic8mxR-hTLPg7-ic9Meq-ic7NVL-ic6AJS-ic6ivU-ic5fri-icaFzpic7BhT-i1vrDN-dSxbFz-ic5KYK-hTSYwr-icaZh8-hTLzbm-hTRScz-8D7j5j-icccTQiccjRM-icc56A-icbUzS-icbTJo-icbZtP-icbnJA-icbeZ7-icbuzB-icaYHo-ic9q3h-ic9iyd-ic95aE-ic8Du9-ic8b9Y-ic8ePG-ic7HTv-ic7B61-ic6WDH-ic7aGh-ic6QW9. Acesso em: 4 jul. 2014.
BATAILLE, Georges. The deviations of nature. In: BATAILLE, Georges.. Visions of excess: selected writings 1927-1939. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1985.
BAUMAN, Zygmunt. Life in fragments: essays in postmodern morality. Cambridge: Blackwell, 1995.
BETTY CROCKER. New! Custard chiffon cake. Family Circle, v. 43, n. 1, July 1953. Disponível em:https://www.flickr.com/photos/29069717@N02/10320281363/in/photolistgHY96z-8gLofS-7hbpDW-7h7r9X-3EfAvA-go4r3b-q2pBo-gfyA4Z-5Nt2wR5wgCaX-49Js84-jrC1eN-kAQWCD-3Kgn1i-jrA3JP-5wgCfg-7hbpgC-nB7atA6XwvQT-hDwnRZ-gCuaLX-5Nt2ye-mKgUef-6dPwaR-kB9KAc-aoeqYK-8kX89ghWPGYd-aE62TC-dPuuZ8-49Jsbx-kg8Ce-iVSzg-ady1jA-ggpMYy-fhXpat-fhXpkXfhXpeP-fhXpcP-ficEJh-ficEDb-ficEFS-ficELq-fhXpjn-fhXpe6-ficEAY-48VMwE3EbieK-74pvv9-74hjde. Acesso em: 4 jul. 2014.
COURTINE, Jean-Jacques; HAROCHE, Claudine. História do rosto. Lisboa: Teorema, 1995.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil planaltos: capitalismo e esquizofrenia. 2. ed. Lisboa: Assírio & Alvim, 2007.
DELEUZE, Gilles. O mistério de ariana. Lisboa: Veja, 1996.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Invention of hysteria: charcot and the iconography of the salpêtrière. Massachusetts: The mit press, 2003.
FOUCAULT, Michel. Abnormal: lectures at the college de france 1974-1975. New York: Picador, 1999.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Lisboa: Relógio d'Água, 1994.
FRADE, Pedro Miguel. Figuras do espanto: a fotografia antes da sua cultura. Lisboa: Asa, 1992.
GALTON, Francis. Race improvement. In: CANDICANS, Galtonia. Memories of my life. London: Nabu press, 1909. p. 310-324.
GILMAN, Sander L. Making the body beautiful: a cultural history of aesthetic surgery. Princeton: Princeton University Press, 1999.
HABERMAS, Jürgen. Técnica e ciência como ideologia. Lisboa: Edições 70, 2007.
LAVATER, Johann Caspar. Johan Caspar Lavater, rejse til danmark i sommeren 1793. 1898. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/britishlibrary/11247426564/in/photolist-nnFPo5- 4LzBrv-aCNTpy-7AMemd-bX9Wer-5PDpLz-cdAtGW-a1ETdp-aCNSN5-aCL9TaaCL96a-9vvdR9-ax1ZcU-i8U14E-i8NkjB-md1Lh-6a12rP-2iPcXX-5toR65-axUpWDaxUpjx-8BsS12-bunk7w-8k1ecA-mbVF4E-8jXbsz-8jWTZD-d1Uwu5-iBofhJ-5xa272- 7dqnBG-8kzj5K-92q8BU-FbxmX-92n2ak-9TLbQT-9TXydX-9To8Xt-9TP17W-9U6uZu9Tnkb6-9Tr62A-9TXTj2-9T6KA4-9Ta3uj-4wJVXw-8dYwvk-92q8zh-92q8xd-8XW6oj. Acesso em: 4 jul. 2014.
LAVATER, Johann Caspar. On the lines of animality. In: LAVATER, Johann Caspar. Essays on physiognomy: for the promotion of knowledge and the love of mankind. London: C. Whittingilam, 1804. p. 493. v. 3.
LAVATER, Johann Caspar. Physiognomy, or the corresponding analogy between the conformation of the features and the ruling passions of the mind. London: William Tegg, 1866.
MEIJER, Miriam. Race and aesthetics in the anthropology of petrus camper. Amsterdam: Rodopi, 1999.
PLINE L'ANCIEN. Histoire naturelle XXXV. Paris: Les belles lettres, 1985.
QUETELET, Adolphe. A treatise on man and the development of his faculties. Los Angeles: University of California Library, 2003.
SHAPIRO, Laura. "I guarantee": betty crocker and the woman in the kitchen. In: AVAKIAN, Arlene V.; HABER, Barbara (Ed.). From betty crocker to feminist food studies: critical perspectives on woman and food. Boston: University of Massachusetts Press, 2005.
STOICHITA, Victor. A short history of the shadow. London: Reaktion books, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Domínios da ImagemDomínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.







Las obras de esta publicación tienen licencia Creative Commons.