Aparências que contam: a aparência como ferramenta de avaliação social

Autores/as

  • Marta Cordeiro Universidade de Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n15p5

Palabras clave:

Aparência, Fotografia, Média.

Resumen

O artigo explora a forma como, na modernidade, desenvolveu-se a crença numa relação de causa e efeito entre o carácter e a aparência dos indivíduos. Várias foram as personalidades que tentaram tornar positivas as investigações e a catalogação das aparências, tendo-se desenvolvido metodologias de análise e arquivos de imagens que tentavam estabelecer critérios de identificação de aparências de sujeitos ditos “desajustados”. A fotografia desempenhou papel de relevo na criação destes arquivos, permitindo tornar objectivas determinadas encenações. Como forma de tornar mensurável a normalidade, estabeleceu-se a figura do “homem-médio”, na qual média e ideal se sobrepõem. Aborda-se o papel da figura da média ou ideal na Europa moderna e, igualmente, na emergência da sociedade de consumo norte-americana.

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Biografía del autor/a

Marta Cordeiro, Universidade de Lisboa.

Doutora em Belas-Artes, Especialista em Teoria da Imagem pela Universidade de Lisboa.

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Publicado

2014-12-22

Cómo citar

Cordeiro, M. (2014). Aparências que contam: a aparência como ferramenta de avaliação social. Domínios Da Imagem, 8(15), 5–29. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n15p5

Número

Sección

Artigos gerais