Uma aproximação diacrônica ao estudo do mito e de suas representações. O caso de uma Virgem equatoriana em New Haven e de seu nariz quebrado
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n14p116Palabras clave:
Mito, Imagem sagrada, História.Resumen
Com este ensaio quero abrir uma reflexão sobre a necessidade de uma reincorporação, no discurso antropológico, de uma abordagem diacrônica. Em particular, me interessa aqui refletir sobre a relação entre as histórias narradas pelas tradições mitológicas e as grandes e pequenas histórias humanas. Para fazê-lo, me servirei de um caso concreto, representado por um mito católico equatoriano – o da Virgem do Cisne – e sua representação material. A análise deste caso, me levou à identificação de três pontos centrais: a sucessão de eventos relatados num mito está estritamente relacionada com a história humana; esta correlação não é casual, senão que é reveladora da função simbólica que o mito desenvolve para o crente; no marco da mitologia católica, a constituição, transmissão e manipulação simbólica do mito sucede graças ao papel fundamental das imagens sagradas.
Descargas
Citas
DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa: O sistema totêmico na Austrália. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
ELIADE, Mircea. Mito do eterno retorno. São Paulo: Mercuryo, 1992.
FRAZER, James George. O ramo de ouro. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
GARZÓN, Juan Carlos. Novena en honor a Nuestra Señora del Cisne, Madre de los Emigrantes. Quito: 2007.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
LEEUW (van der), Gerardus. Fenomenología de la religión. México D. F.: Fondo de Cultura Económica, 1964.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Antropologia estrutural, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1985.
OJEDA, Hernán. Tradición, historia y devoción de la Reina de El Cisne. El Cisne: 2010.
OTTO, Rudolf. O sagrado: Os aspectos irracionais na noção do divino e sua relação com o racional. São Leopoldo: Sinodal, 2007.
ROMIZI, Francesco. La dialéctica trascendentecontingente en la síntesis mítica de la realidad. Los casos de tres Vírgenes ecuatorianas ‘migrantes’. Arxiu d’etnografia de Catalunya. Tarragona: N. 12, pp. 131-150, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Domínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.