A cidade como espaço de produção: um breve olhar sobre a obra de Tom Lisboa

Autores/as

  • Luciane Ruschel Nascimento Garcez UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, Université de Provence

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2013v7n13p100

Palabras clave:

Cidade, Arte, Tom Lisboa.

Resumen

Como pensar uma cidade contemporânea, cada vez mais multicultural, tendo a arte como localizador? O que é o espaço contemporâneo local globalizado? Como definir a localidade em cidades cada vez mais multinacionalizadas? Este espaço é um atlas desenhado por entrelaçamentos, conexões, fluxos e justaposições? A cidade é uma tessitura que liga lugares/situações vizinhas, espaço de culturas múltiplas que convivem entre si. E arte assim as desvela. Interrogando saberes e problematizando o lugar como espaço que permeia a arte e se faz palco a ela, conclui-se que sim, o artista pode ajudar a problematizar o lugar contemporâneo, assim como o pesquisador que está refletindo sobre a questão interroga os saberes instituídos trazendo novos olhares a uma situação que se modifica em velocidade vertiginosa: a cidade. Partindo destas questões, pretende-se neste artigo analisar o trabalho Polaroides (In)visíveis de Tom Lisboa com suas especificidades e intervenções.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciane Ruschel Nascimento Garcez, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, Université de Provence

Mestre em Teoria e História da Arte pela UDESC e doutoranda em Estudos e Ciências da Arte, Université de Provence.

Citas

BAUDELAIRE, Charles. O pintor da vida moderna. In: A modernidade de Baudelaire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

BLOOMFIELD, Tania. Paisagens e Lugares: uma abordagem da geografia cultural para intervenção urbana polaroides (in)visíveis, de Tom Lisboa, em Curitiba. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, n. 17, 2008. Anais do 17º Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas – ANPAP. 2008. Disponível em: http://www.anpap.org.br/anais/2008/

CARVALHO, Margarida. Mapas Imaginários, out. 2008. Disponível em: http://www.virose.pt/vector/b_21/carvalho. html#_edn2.

LISBOA, Tom. Polaroides (In)Visíveis: fotos. Disponível em: http://www.sintomnizado. com.br/polaroides. Acesso em: 8 maio 2013 b.

LISBOA, Tom. Polaroides (In)Visíveis: sobre as Polaroides (In)Visíveis. Disponível em: http:// www.sintomnizado.com.br/polaroides_ sobreaspolaroides.htm. Acesso em: 8 maio 2013a.

MAKOWIECKY, Sandra; SILVA, Maria Cristina da Fonseca. Linhas Cruzadas: Artes Visuais em Debate. Florianópolis: Editora UDESC, 2009.

PEIXOTO, Nelson Brissac. Intervenções Urbanas: Arte/cidade. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2002.

PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens Urbanas. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2003.

SINTOMNIZADO. Disponível em: http:// www.sintomnizado.com.br/polaroides_ cidades. Acesso em: 20 mar. 2013.

ZIELINSKY, Mônica. Os espaços reinventados na arte de Elaine Tedesco. In: TEDESCO, Elaine. Sobreposições imprecisas. São Paulo: Escrituras Editora, 2003.

Publicado

2014-06-16

Cómo citar

Garcez, L. R. N. (2014). A cidade como espaço de produção: um breve olhar sobre a obra de Tom Lisboa. Domínios Da Imagem, 7(13), 100–108. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2013v7n13p100