Ludicidade, Experiência Estética, Videogames
uma proposta epistemológica
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2023v17n33p172Palavras-chave:
Ludicidade, Experiência, Estética, VideogamesResumo
A partir de diálogo com autores da filosofia pragmatista, dos game studies e da comunicação, este artigo tenciona compreender a relação entre experiência estética e mídias lúdicas, em particular os videogames, no que esta relação se distingue das experiências estéticas proporcionadas por mídias diversas, como a literatura, a música, o cinema e as artes em geral. Para melhor compreender esta relação, propõe-se a apresentação e o desenvolvimento de três eixos (ou chaves) epistemológicas, quais sejam: i) estética e agência; ii) estética e apropriação; iii) estética e política. Ademais, o presente artigo tenciona apresentar e comentar obras selecionadas de videogames, a fim de ilustrar a relação entre experiência estética e ludicidade em cada um daqueles respectivos eixos.Downloads
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