Ludicidade, Experiência Estética, Videogames

uma proposta epistemológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2023v17n33p172

Palavras-chave:

Ludicidade, Experiência, Estética, Videogames

Resumo

A partir de diálogo com autores da filosofia pragmatista, dos game studies e da comunicação, este artigo tenciona compreender a relação entre experiência estética e mídias lúdicas, em particular os videogames, no que esta relação se distingue das experiências estéticas proporcionadas por mídias diversas, como a literatura, a música, o cinema e as artes em geral. Para melhor compreender esta relação, propõe-se a apresentação e o desenvolvimento de três eixos (ou chaves) epistemológicas, quais sejam: i) estética e agência; ii) estética e apropriação; iii) estética e política. Ademais, o presente artigo tenciona apresentar e comentar obras selecionadas de videogames, a fim de ilustrar a relação entre experiência estética e ludicidade em cada um daqueles respectivos eixos.

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Biografia do Autor

Emmanoel Ferreira, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Professor do Departamento de Estudos
Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal
Fluminense (Niterói-RJ). Orcid: 0000-0002-9120-2737. E-mail: emmanoelf@id.uff.br.

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Publicado

2023-12-01

Como Citar

Ferreira, E. (2023). Ludicidade, Experiência Estética, Videogames: uma proposta epistemológica. Domínios Da Imagem, 17(33), 172–202. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2023v17n33p172

Edição

Seção

Artigos gerais