Usos da fotografia em pesquisas nas ciências sociais e algumas hermenêuticas visuais póssíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2022v16n30p323

Palavras-chave:

Fotografia, Usos científicos, Hermenêutica visual, Ciências Sociais

Resumo

Neste artigo, fiz uma revisão bibliográfica sobre as características, as possibilidades e os limites dos usos da fotografia em pesquisas das ciências sociais. Apresentei várias hermenêuticas visuais possíveis a partir de imagens cujos temas são relevantes na contemporaneidade. A fotografia foi situada nas perspectivas das metodologias não convencionais e integrativas e da hermenêutica para enfatizar o potencial daquela em instigar percepções diversas sobre um mesmo assunto, qualidade a ser estimulada nas práticas investigativas, científicas e docentes. Também por propiciarem visões, razões e racionalidades múltiplas, sem assumir a existência de leis gerais a serem descobertas através de métodos hipotético-dedutivos ou indutivos e incluindo dimensões de corporeidade, emocionalidade e criatividade. A pluralidade de interpretações faz parte da realidade social. As mídias digitais perceberam esta possibilidade e têm utilizado a disposição texto-imagem para transmitir ideias, denúncias e mobilizar em torno de causas, enquanto algumas ciências têm perdido esta oportunidade por preconceitos. Contudo, ao escrever este artigo, me despi de pretensões discursivas filosóficas, pois estas fogem às minhas competências acadêmicas. Ressaltei apenas o maior protagonismo que a análise fotográfica pode ter nas pesquisas das ciências sociais.

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Biografia do Autor

Romênia Oliveira de Souza, Universidade Federal do Cariri

Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável pela UFCe. Pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Pública da Universidade Federal do Cariri

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Publicado

2022-06-01

Como Citar

Souza, R. O. de. (2022). Usos da fotografia em pesquisas nas ciências sociais e algumas hermenêuticas visuais póssíveis. Domínios Da Imagem, 16(30), 323–383. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2022v16n30p323