Por trás da imagem, ‘o olhar’: o uso da fotografia em estudos culturais

Autores

  • André Camargo Lopes Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2010v4n6p53

Palavras-chave:

Fotógrafo/pesquisador, Fotografia popular, Grupo social

Resumo

Ao problematizarmos o uso da imagem fotográfica na pesquisa em estudos culturais, abordamos duas perspectivas de análise: o fotógrafo/pesquisador, tomado neste artigo, como agente produtor, tendo suas imagens como fonte de documentação a ser incorporada aos relatórios de campo e a narrativa da pesquisa científica: fontes visuais que documentam a estrutura do conjunto social em sua ação cotidiana e a fotografia produzida no grupo, ou seja, o uso da imagem como marco de memória na reconstituição de eventos dentro do grupo social. Trata- se de padrões de representação e repetição, marcos temáticos e compositivos assim como um diálogo com o passado através dos espaços, na perspectiva de uma semiologia da imagética auto-representativa popular.

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Biografia do Autor

André Camargo Lopes, Universidade Estadual de Londrina

Especialização em ensino de sociologia pela Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

2010-05-01

Como Citar

Lopes, A. C. (2010). Por trás da imagem, ‘o olhar’: o uso da fotografia em estudos culturais. Domínios Da Imagem, 4(6), 53–66. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2010v4n6p53

Edição

Seção

Artigos gerais