Brissac e suas reflexões sobre a teoria das "passagens" nas Artes visuais contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n3p111Palavras-chave:
Passagem, Representação, Imagens, Cinema, Vídeo, Fotografia, Pintura, BarrocoResumo
A reflexão de Nelson Brissac Peixoto sobre o conceito de "passagem" enquadra temas do campo das imagens (cinema, fotografia, vídeo e pintura) para aferir suas formas de inserção na construção das representações no espaço urbano da modernidade.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Referências
BENJAMIM, W. Obras Escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1990. v.3.
KOTE, F.R. Walter Benjamim: Antologia. São Paulo: Ática, 1985.
BARTHES, R. A Câmara Clara: Notas sobre fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
DELEUZE, G. Imagem: movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.
PEIXOTO, N.B. Passagem da imagem: pintura, fotografia, cinema, arquitetura. In: PARENTE, André (org.). Imagem máquina: a era das tecnologias do virtual. 3. ed. São Paulo: Ed. 34, 1999. p. 237-252.
KOTE, F.R. Walter Benjamim: Antologia. São Paulo: Ática, 1985.
BARTHES, R. A Câmara Clara: Notas sobre fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
DELEUZE, G. Imagem: movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.
PEIXOTO, N.B. Passagem da imagem: pintura, fotografia, cinema, arquitetura. In: PARENTE, André (org.). Imagem máquina: a era das tecnologias do virtual. 3. ed. São Paulo: Ed. 34, 1999. p. 237-252.