Brissac e suas reflexões sobre a teoria das "passagens" nas Artes visuais contemporâneas

Autores

  • Paulo Alves Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n3p111

Palavras-chave:

Passagem, Representação, Imagens, Cinema, Vídeo, Fotografia, Pintura, Barroco

Resumo

A reflexão de Nelson Brissac Peixoto sobre o conceito de "passagem" enquadra temas do campo das imagens (cinema, fotografia, vídeo e pintura) para aferir suas formas de inserção na construção das representações no espaço urbano da modernidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paulo Alves, Universidade Estadual de Londrina

Professor associado à Universidade Estadual de Londrina.

Referências

BENJAMIM, W. Obras Escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1990. v.3.

KOTE, F.R. Walter Benjamim: Antologia. São Paulo: Ática, 1985.

BARTHES, R. A Câmara Clara: Notas sobre fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

DELEUZE, G. Imagem: movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.

PEIXOTO, N.B. Passagem da imagem: pintura, fotografia, cinema, arquitetura. In: PARENTE, André (org.). Imagem máquina: a era das tecnologias do virtual. 3. ed. São Paulo: Ed. 34, 1999. p. 237-252.

Downloads

Publicado

2008-11-01

Como Citar

Alves, P. (2008). Brissac e suas reflexões sobre a teoria das "passagens" nas Artes visuais contemporâneas. Domínios Da Imagem, 2(3), 111–118. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n3p111

Edição

Seção

Artigos gerais