Subjetividades da dor: lugar de toda pobreza, de Amylton de Almeida
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n15p100Palavras-chave:
Lugar de toda pobreza, Amylton de Almeida, Memória.Resumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre o documentário Lugar de toda pobreza (1983) de Amylton de Almeida a partir de duas linhas de análise: sobre o processo histórico da região representada no filme, São Pedro, localizado em Vitória/ES, e principalmente, sobre as escolhas de enquadramentos, trilha sonora e de abordagem do diretor quanto ao tema e sua relação com o imaginário da região.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
BARBOSA, Marialva. História da mídia sonora. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.
BILICH, Jeanne. As múltiplas trincheiras de Amylton de Almeida: o cinema como mundo, a arte como universo. Vitória: GSA, 2005.
DA-RIN, Silvio. Espelho partido: tradição e transformação do documentário. Rio de Janeiro: Azougue, 2004.
FERREIRA NETO, Amarílio; NUNES, Kátia. Além da lama e do lixo: movimentos de escolarização em São Pedro, Vitória/ES (1977-2007). Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 109-130, 2010.
GOBBI, Carlos Henrique. Revelação e resistência. In: GOMES, Deny (Org.). A Múltipla presença: vida e obra de Amylton de Almeida. Vitória: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, 1996.
GURGEL, Antônio de Pádua; PESSALI, Hesio (Org.). São Pedro, Vitória: um exemplo para o mundo. Vitória: Contexto Jornalismo & Assessoria, 2004.
HARTUNG, Paulo. O guerreiro dos ideais. In: GOMES, Deny (Org.). A múltipla presença: vida e obra de Amylton de Almeida. Vitória: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, 1996.
LABAKI, Amir. Introdução ao documentário brasileiro. São Paulo: Francis, 2006.
MANZANO, Luiz Adelmo Fernandes. Som e imagem no cinema: a experiência alemã de Fritz Lang. São Paulo: Perspectiva, 2010.
MATTOS, Rossana; ROSA, Teresa. Segregação socio espacial e ambiental em São Pedro (Vitória – ES /Brazil). In: CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA, 2012, 7., Portugal. Anais... Portugal: Universidade do Porto, 2012. p. 2-16.
MIRANDA, Luiz Felipe; RAMOS, Fernão. (Org.). Enciclopédia do cinema brasileiro. São Paulo:SENAC, 2000.
OSÓRIO, Carla (Org.).Catálogo de filmes: 81 anos de cinema no Espírito Santo. Vitória: ABD, 2007.
TATAGIBA, Fernando. História do cinema capixaba. Vitória: PMV, 1988.
BILICH, Jeanne. As múltiplas trincheiras de Amylton de Almeida: o cinema como mundo, a arte como universo. Vitória: GSA, 2005.
DA-RIN, Silvio. Espelho partido: tradição e transformação do documentário. Rio de Janeiro: Azougue, 2004.
FERREIRA NETO, Amarílio; NUNES, Kátia. Além da lama e do lixo: movimentos de escolarização em São Pedro, Vitória/ES (1977-2007). Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 109-130, 2010.
GOBBI, Carlos Henrique. Revelação e resistência. In: GOMES, Deny (Org.). A Múltipla presença: vida e obra de Amylton de Almeida. Vitória: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, 1996.
GURGEL, Antônio de Pádua; PESSALI, Hesio (Org.). São Pedro, Vitória: um exemplo para o mundo. Vitória: Contexto Jornalismo & Assessoria, 2004.
HARTUNG, Paulo. O guerreiro dos ideais. In: GOMES, Deny (Org.). A múltipla presença: vida e obra de Amylton de Almeida. Vitória: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, 1996.
LABAKI, Amir. Introdução ao documentário brasileiro. São Paulo: Francis, 2006.
MANZANO, Luiz Adelmo Fernandes. Som e imagem no cinema: a experiência alemã de Fritz Lang. São Paulo: Perspectiva, 2010.
MATTOS, Rossana; ROSA, Teresa. Segregação socio espacial e ambiental em São Pedro (Vitória – ES /Brazil). In: CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA, 2012, 7., Portugal. Anais... Portugal: Universidade do Porto, 2012. p. 2-16.
MIRANDA, Luiz Felipe; RAMOS, Fernão. (Org.). Enciclopédia do cinema brasileiro. São Paulo:SENAC, 2000.
OSÓRIO, Carla (Org.).Catálogo de filmes: 81 anos de cinema no Espírito Santo. Vitória: ABD, 2007.
TATAGIBA, Fernando. História do cinema capixaba. Vitória: PMV, 1988.