Fotografia como objeto de memória: produto técnico e suporte ideológico na conformação do homem ocidental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n2p101

Palavras-chave:

Fotografia, Memória, Emoção, Indivíduo moderno.

Resumo

Este ensaio pretende entender o fascínio que a fotografia proporciona enquanto objeto de memória. Vista como duplo do real, a fotografia é apresentada como o real reproduzido. Como uma cópia que tem o poder de apropriar o real referenciado pela definição atemporal de sua ação. Como um passado em revelação para o olhar que a observa, a fotografia parece, então, realizar sua utopia de produtora da memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Guilherme Pinheiro Koury, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Referências

ARENDT, Hannah. Vies Politiques. Paris: Gallimard. 1974.

AUMONT, J. A Imagem. São Paulo: Papirus Editora. 1993.

BARTHES, Roland. La chambre claire. Paris: Seuil. 1980.

BAZIN, Andre. Ontologie de l’image photographique. Qu’est ce que le cinéma?. Vol.1. Paris: CERF. 1958.

BENJAMIN, Walter. O Narrador: considerações sobre a obra de Nicolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 197- 221. (Obras Escolhidas; v. 1).

BOURDIEU, Pierre. Un art moyen: essai sur les usages sociaux de la photographie. Paris: Minuit. 1978.

DUBOIS, Phillipe. O ato fotográfico. Campinas: Papirus. 1984.

DUMONT, Louis. O individualismo: uma perspectiva antropológica da ideologia moderna. Rio de Janeiro: Rocco. 1985.

GILARDI, Aldo. Storia sociale della fotografia. Milão: Feltrinelli. 1976.

JEFFREY, Ian. Photography: a concise history. New York: Oxford University Press. 1981.

KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro. Imagens & Ciências Sociais. João Pessoa: Editora Universitária. 1998.

KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro. Sociologia da Emoção. Petrópolis: Vozes, 2003.

MACHADO, Arlindo. A ilusão especular: introdução à fotografia. São Paulo: Brasiliense. 1984.

PANOFSKY, Erwin. La perspectiva como forma simbólica. Barcelona: Tusquets. 1973.

SONTAG, Susan. On Photography. Midleses: Penguin Books. 1977.

Downloads

Publicado

2014-07-31

Como Citar

Koury, M. G. P. (2014). Fotografia como objeto de memória: produto técnico e suporte ideológico na conformação do homem ocidental. Domínios Da Imagem, 2(2), 101–106. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n2p101

Edição

Seção

Artigos gerais