Ensino de História e imagens: possibilidades de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2007v1n1p15

Palavras-chave:

Imagem, Educação histórica, Ensino de História

Resumo

Este texto propõe analisar alguns referenciais teóricos a respeito do conceito imagem, os meios e utilizações mais freqüentes em sala de aula pelos professores de história e principalmente o olhar de alunos do ensino fundamental e médio da rede pública quanto às especificidades das linguagens visuais e sua análise quanto ao uso em sala pelos seus professores.Desta forma, apontar os limites e os usos de imagens pelos professores de
história e levantar, a partir das respostas dos alunos, as possibilidades de investigação da construção do conhecimento histórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Heloisa Molina, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Federal do Paraná

Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Professora do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina

Referências

BAXANDALL, Michael. El ojo de la época: pintura y vida cotidiana en el Renacimiento. Arte y experiencia en el Quattrocento. Barcelona: Gustavo Gili, 1988. Traduzido no Brasil como Olhar renascente).

BAXANDALL, Michael. Padrões de intenção: a explicação histórica dos quadros. São Paulo: Cia das Letras, 2006.

BURKE, Peter. Testemunha ocular. História e imagem. Bauru: Edusc, 2004.

BURKE, Peter. Testemunha ocular. História e imagem. Bauru: Edusc, 2004.

CALADO, Isabel.A utilização educativa das imagens. Porto: Porto Editora, 1994.

CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Cia das Letras, 1990.

COLI, Jorge.A pintura e o olhar sobre si: Victor Meirelles e a invenção de uma história visual no século XIX brasileiro. In: FREITAS, Marcos César (org.).Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 1998. p. 380

COUCHOT, Edmont. Da representação à simulação: evolução das técnicas e das artes da figuração. In. PARENTE, André (org.). Imagem-máquina. São Paulo: Editora 34.

FABRIS, Annateresa. Redefinindo o conceito de imagem. Revista Brasileira de História, v. 18, n.35, p. 45, 1998.

FABRIS, Annateresa. Redefinindo o conceito de imagem. Revista Brasileira de História, v. 18, n.35, p. 46, 1998.

FABRIS, Annateresa. Redefinindo o conceito de imagem. Revista Brasileira de História, v. 18, n.35, p. 47, 1998.

GUIMARÃES, Manoel Luis Salgado. Nação e civilização nos trópicos: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o projeto de uma história nacional. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 1, p. 7, 1988.

KLEIN, Robert. Considerações sobre os fundamentos da iconografia. In: KLEIN, Robert. A forma inteligível. São Paulo: Edusp, 1998. p. 343

LEITE, Miriam M. Texto visual e texto verbal. In: BIANCO, Bela e LEITE, Miriam M. (orgs.). Desafios da imagem. Campinas: Papirus, 1998. p. 41

LEITE, Miriam M. Texto visual e texto verbal. In: BIANCO, Bela e LEITE, Miriam M. (orgs.). Desafios da imagem. Campinas: Papirus, 1998. p.43

MARTINS, José de Souza et al. (org.). O imaginário e o poético nas Ciências Sociais. Bauru: Edusc, 2005

PLAZA, Julio. Tradução intersemiótica. SP: Perspectiva, 1987.

QUÉAU,Philippe. O tempo virtual, In. PARENTE, André (org.). Imagem-máquina. Editora 34, p. 93

QUÉAU,Philippe. O tempo virtual, In. PARENTE, André (org.). Imagem-máquina. São Paulo: Editora 34.

SALGUEIRO, Heliana Angotti . Prefácio. In. BAXANDALL, Michael. Padrões de intenção. São Paulo: Cia das Letras, 2006

SAMAIN, Etienne. Questões heurísticas em torno do uso das imagens nas Ciências Sociais. In. BIANCO, Bela F.; LEITE, Miriam Moreira (org.). Desafios da imagem. Campinas: Papirus, 1998. p. 59.

SIMAN, Lana Mara de Castro. Pintando o descobrimento: o ensino de história e o imaginário de adolescentes. In: FONSECA, Thais N de Lima e SIMAN, Lana M Castro. Inaugurando a história e construindo a nação: discursos e imagens no ensino de história. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

Downloads

Publicado

2014-07-30

Como Citar

Molina, A. H. (2014). Ensino de História e imagens: possibilidades de pesquisa. Domínios Da Imagem, 1(1), 15–29. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2007v1n1p15

Edição

Seção

Artigos gerais