Entre documento e arte experimental: as fotografias do Bumba meu Boi de Juçatuba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v18n31p117

Palavras-chave:

Fotografia, Bumba Meu Boi, Narrativa, Cartografia

Resumo

O Bumba Meu Boi é uma das maiores festas populares do Brasil, sendo possível encontrá-la em todas as regiões do país. Considerando a dimensão e importância desse folguedo, propomos neste trabalho analisar imagens do ensaio visual sobre o Bumba Meu Boi de Juçatuba/MA, a partir de diferentes estilos, como documental, contemporâneo e experimental. Voltamos nosso olhar para fotografias da brincadeira que vão além de documento e fonte de informação, analisamos imagens que possuem valor de memória e valor artístico, a partir de experimentações fotográficas proporcionadas pela arte contemporânea

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcus Elicius dos Santos Garcez, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Amanda Maurício Pereira Leite, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Referências

ALESSANDRI, Patrícia C. A. A fotografia expandida no contexto da arte contemporânea: uma análise da obra Experiência de Cinema de Rosângela Rennó. Semeiosis: semiótica e transdisciplinaridade em revista, 2014. [suporte eletrônico].

ANDRADE, Rosane de. Fotografia e antropologia: olhares fora-dentro. São Paulo: Estação da Liberdade: EUDC, 2002.

AZEVEDO NETO, Azevedo. O bumba meu boi no Maranhão. São Luís, Pitomba!, 2019.

BARBOSA, Marialva. Meios de comunicação: lugar de memória ou na história? Contracampo, Niterói, v. 35, n. 01, p. 07-26, abr./jul., 2016. DOI: https://doi.org/10.22409/contracampo.v35i1.802

BARTHES, Roland. A câmera clara: Nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2015.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: obras escolhidas. Brasiliense, 1ª ed. eBook, 4039 posições, 2017.

BOCCATO, Vera Regina Casari; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. Discutindo a análise documental de fotografias: uma síntese bibliográfica. Cadernos de Biblioteconomia, Arquivística e Documentação, Lisboa, n. 1, 2006.

CAMPOS, Augusto de; PIGNATARI, Décio; CAMPOS, Haroldo de. Teoria da Poesia Concreta: textos críticos e manifestos (1950-1960). São Paulo: Livraria Duas Cidade, 1975.

CARVALHO, Hélio Jorge Pereira de. Da fotomontagem às poéticas digitais. 1999.. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, 1999.

CARVALHO, Victa de. Cotidiano e experiência na fotografia contemporânea. Em Questão, v. 17, n. 1, p. 195-209, 2011.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 1. Editora 34, 2000.

DUBOIS, Phillippe. Ato Fotográfico e outros ensaios. Campinas, SP: Papirus, 1993.

FERNANDES JÚNIOR, Rubens. Labirinto e identidades: panorama da fotografia no Brasil (1946-98). São Paulo: Editora Cosac & Naify, 2003.

FERNANDES JÚNIOR, Rubens. Processos de criação na fotografia: apontamentos para o entendimento dos vetores e das variáveis da produção fotográfica. Facom: Revista da Faculdade de Comunicação da FAAP, v. 1, n. 16, p. 10-19, 2006.

GARCÊS, Conceição. M. C. Uso e ocupação de áreas litorâneas: um estudo de caso do povoado Juçatuba (São José de Ribamar/MA). Monografia. Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2015.

INSTITUTO do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Complexo Cultural do Bumba-meu-boi do Maranhão. Dossiê do registro como Patrimônio Cultural do Brasil. São Luís: IPHAN/MA, 2011.

KOSSOY, Boris. Fotografia e História. São Paulo: Ática, 1989.

KOSSOY, Boris.. Hercule Florence: a descoberta isolada da fotografia no Brasil. Edusp, 2006.

KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. 4. Ed. São Paulo, Ateliê Editorial, 2009.

LEITE, Amanda. M. P. Fotografia para ver e pensar. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.

MAUAD, Ana Maria. Através da imagem: fotografia e história, interfaces. Tempo. Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, 1996, p. 73-98.

PITOMBEIRA, Karla. S. A. Códigos Públicos: um olhar sobre a resolução de conflitos. Relatório de Pesquisa. Secretaria de Estado Extraordinária da Igualdade Racial (SEIR). São Luís, 2012.

REIS, José Ribamar S. Bumba-meu-boi: o maior espetáculo do Maranhão. São Luís: editora Massangana, 1980.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2004.

Downloads

Publicado

2021-12-14

Como Citar

Garcez, M. E. dos S., & Leite, A. M. P. (2021). Entre documento e arte experimental: as fotografias do Bumba meu Boi de Juçatuba. Discursos Fotograficos, 18(31), 117–142. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v18n31p117

Edição

Seção

Artigos