A trajetória imagética de Lula: de líder sindical a presidente da República

Autores

  • Cristiane Sabino Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Paulo Cesar Boni Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2005v1n1p89

Palavras-chave:

Fotojornalismo. Luís Inácio Lula da Silva - Político. Eleições.

Resumo

Este trabalho estuda as mudanças na imagem de Luiz Inácio Lula da Silva, da época em que era presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em 1979, até sua última campanha presidencial, em 2002. O estudo limita-se às fotografias publicadas pela revista Veja, veículo escolhido como objeto de estudo. Partindo do pressuposto que a revista é uma grande formadora de opinião, o estudo observa se há alguma relação – ou influência – entre o tratamento imagético dispensado à Lula e seu desempenho nas disputas eleitorais para a Presidência da República de que participou, ou seja, as de 1989, 1994, 1998 e 2002.

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Biografia do Autor

Cristiane Sabino Silva, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina.

Paulo Cesar Boni, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Coordenador do Curso de Especialização em Fotografia da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2005-07-15

Como Citar

Silva, C. S., & Boni, P. C. (2005). A trajetória imagética de Lula: de líder sindical a presidente da República. Discursos Fotograficos, 1(1), 89–113. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2005v1n1p89

Edição

Seção

Artigos