Entre documento e arte experimental: as fotografias do Bumba meu Boi de Juçatuba
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v18n31p117Keywords:
Photography, Bumba My Ox, Narrative, CartographyAbstract
Bumba Meu Boi is one of the largest popular festivals in Brazil, being possible to find in all regions of the country. Considering the size and importance of this folguedo, we propose in this work to analyze images of the visual essay on Bumba Meu Boi de Juçatuba/MA, from different styles, such as documentary, contemporary and experimental. We look at the photographs of the game that go beyond document and source of information, we analyze images that have memory value and artistic value, from photographic experiments provided by contemporary art.
Downloads
References
ALESSANDRI, Patrícia C. A. A fotografia expandida no contexto da arte contemporânea: uma análise da obra Experiência de Cinema de Rosângela Rennó. Semeiosis: semiótica e transdisciplinaridade em revista, 2014. [suporte eletrônico].
ANDRADE, Rosane de. Fotografia e antropologia: olhares fora-dentro. São Paulo: Estação da Liberdade: EUDC, 2002.
AZEVEDO NETO, Azevedo. O bumba meu boi no Maranhão. São Luís, Pitomba!, 2019.
BARBOSA, Marialva. Meios de comunicação: lugar de memória ou na história? Contracampo, Niterói, v. 35, n. 01, p. 07-26, abr./jul., 2016. DOI: https://doi.org/10.22409/contracampo.v35i1.802
BARTHES, Roland. A câmera clara: Nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2015.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: obras escolhidas. Brasiliense, 1ª ed. eBook, 4039 posições, 2017.
BOCCATO, Vera Regina Casari; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. Discutindo a análise documental de fotografias: uma síntese bibliográfica. Cadernos de Biblioteconomia, Arquivística e Documentação, Lisboa, n. 1, 2006.
CAMPOS, Augusto de; PIGNATARI, Décio; CAMPOS, Haroldo de. Teoria da Poesia Concreta: textos críticos e manifestos (1950-1960). São Paulo: Livraria Duas Cidade, 1975.
CARVALHO, Hélio Jorge Pereira de. Da fotomontagem às poéticas digitais. 1999.. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, 1999.
CARVALHO, Victa de. Cotidiano e experiência na fotografia contemporânea. Em Questão, v. 17, n. 1, p. 195-209, 2011.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 1. Editora 34, 2000.
DUBOIS, Phillippe. Ato Fotográfico e outros ensaios. Campinas, SP: Papirus, 1993.
FERNANDES JÚNIOR, Rubens. Labirinto e identidades: panorama da fotografia no Brasil (1946-98). São Paulo: Editora Cosac & Naify, 2003.
FERNANDES JÚNIOR, Rubens. Processos de criação na fotografia: apontamentos para o entendimento dos vetores e das variáveis da produção fotográfica. Facom: Revista da Faculdade de Comunicação da FAAP, v. 1, n. 16, p. 10-19, 2006.
GARCÊS, Conceição. M. C. Uso e ocupação de áreas litorâneas: um estudo de caso do povoado Juçatuba (São José de Ribamar/MA). Monografia. Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2015.
INSTITUTO do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Complexo Cultural do Bumba-meu-boi do Maranhão. Dossiê do registro como Patrimônio Cultural do Brasil. São Luís: IPHAN/MA, 2011.
KOSSOY, Boris. Fotografia e História. São Paulo: Ática, 1989.
KOSSOY, Boris.. Hercule Florence: a descoberta isolada da fotografia no Brasil. Edusp, 2006.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. 4. Ed. São Paulo, Ateliê Editorial, 2009.
LEITE, Amanda. M. P. Fotografia para ver e pensar. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.
MAUAD, Ana Maria. Através da imagem: fotografia e história, interfaces. Tempo. Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, 1996, p. 73-98.
PITOMBEIRA, Karla. S. A. Códigos Públicos: um olhar sobre a resolução de conflitos. Relatório de Pesquisa. Secretaria de Estado Extraordinária da Igualdade Racial (SEIR). São Luís, 2012.
REIS, José Ribamar S. Bumba-meu-boi: o maior espetáculo do Maranhão. São Luís: editora Massangana, 1980.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Discursos Fotográficos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Discursos fotográficos adota a licença CC-BY-NC, esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.