Van Gogh: da pintura à fotografia e à música

Autores

  • Cássia Maria Popolin Faculdades Adamantinenses Integradas, de Adamantina (SP)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2007v3n3p133

Palavras-chave:

Análise Fotográfica. Vincente Van Gogh - Pintor. Interlinguagens. Pintura.

Resumo

Van Gogh retrata recortes do ato de plantar, ceifar, colher e enfeixar o trigo. Este artigo se propõe a fazer uma atualização comparativa de sua obra com as fotografias de cortadores de canade- açúcar, tomadas por Gabriel Oliveira em Flórida Paulista (SP). E, a partir da união dessas duas leituras, construir uma narrativa visual da música Cio da Terra, de Milton Nascimento e Chico Buarque. A proposta é buscar nas telas e nas fotografias a visibilidade do poema e, no poema, a legibilidade dos retratos para, com isso, propiciar uma sensação de “leitor navegador”, na qual ele possa ora navegar pelas águas da imagem, ora pelas águas do texto, construindo e desconstruindo poeticamente texto e imagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia Maria Popolin, Faculdades Adamantinenses Integradas, de Adamantina (SP)

Jornalista. Professora de fotografia da FAI – Faculdades Adamantinenses Integradas, de Adamantina (SP); do CESD – Centro de Ensino Superior de Dracena, de Dracena (SP); e da Fundec – Fundação Dracenense de Educação e Cultura, de Dracena (SP).

Downloads

Publicado

2007-12-15

Como Citar

Popolin, C. M. (2007). Van Gogh: da pintura à fotografia e à música. Discursos Fotograficos, 3(3), 133–150. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2007v3n3p133

Edição

Seção

Artigos