A edição fotográfica como construção de uma narrativa visual

Autores/as

  • Fernanda Jansen Mira Catanho Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2007v3n3p81

Palabras clave:

Análise Fotográfica. Edição de Imagens. Narrativa Visual. Sergei Eisenstein - Cineasta.

Resumen

Este artigo, baseado no conceito de montagem intelectual, desenvolvido pelo cineasta russo Sergei Eisenstein, trabalha com a premissa de que a edição fotográfica pode ser responsável pela construção de uma narrativa visual. Para tanto, adota um ensaio fotográfico composto por 26 fotografias e o passa para três especialistas editá-lo. O resultado são três narrativas diferentes. Com isso, torna-se evidente que a mensagem fotográfica pode passar por uma re-elaboração criativa e formar discursos enunciativos distintos. Ao final, o trabalho mostra que as diferenças entre os discursos elaborados pelos editores são apreendidos pelo receptor  da mensagem fotográfica.

Biografía del autor/a

Fernanda Jansen Mira Catanho, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Fotografia pela Universidade Estadual de Londrina.

Publicado

2007-12-15

Cómo citar

Catanho, F. J. M. (2007). A edição fotográfica como construção de uma narrativa visual. Discursos Fotograficos, 3(3), 81–96. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2007v3n3p81

Número

Sección

Artigos