A prática da abordagem documental de Bill Nichols em Kirsten Johnsons Cameraperson (2016)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v20n35p77

Palavras-chave:

Filme, Documentário, Cameraperson, Bill Nichol, Kirsten Johnson

Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar como a abordagem de Bill Nichols ao documentário é praticada em Cameraperson (2016), um documentário autobiográfico dirigido por Kirsten Johnson, uma cineasta profissional de documentários. Por meio do pensamento de Bill Nichols, um crítico de cinema preocupado com o documentário, e complementado pela literatura relevante proveniente de periódicos, livros e artigos da web, este exame constatou que, a partir de sua teoria do documentário, as seis abordagens de Nichols (Expositiva, Observacional, Participativa, Reflexiva, Performática e Poética) certamente estão todas representadas nas cenas de Cameraperson. Todas essas abordagens documentais são quantificadas por cenas de 33 participativas, 20 observacionais, 9 reflexivas, 4 expositivas, 3 performáticas e poéticas, que podem ser identificadas nas associações de imagens que se atualizam no estilo de justaposição espacial da estrutura do filme.

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Biografia do Autor

Alem Febri Sonni, Hasanuddin University

Mestre em Gestão da Comunicação. Professor e pesquisador, fotógrafo na Universidade Hasanuddin.

Wahyu Al Mardhani, Hasanuddin University

Estudante do programa de estudos de Ciências da Comunicação na Universidade Hasanuddin. Trabalha como cineasta experimental na Indonésia.

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Publicado

2023-12-12

Como Citar

Sonni, A. F., & Al Mardhani, W. (2023). A prática da abordagem documental de Bill Nichols em Kirsten Johnsons Cameraperson (2016). Discursos Fotograficos, 20(35), 77–95. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v20n35p77

Edição

Seção

Artigos