Fotojornalismo esportivo: a influência da televisão na imagem impressa

Autores/as

  • Maria Fernanda Cordeiro Universidade Estadual de Londrina
  • Paulo Cesar Boni Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2005v1n1p141

Palabras clave:

Fotojornalismo. Esporte. Espetáculo.

Resumen

Este artigo discute a espetacularização no fotojornalismo esportivo, especialmente no futebol, esporte considerado a “paixão nacional”. Recursos gráficos e imagéticos de espetacularização, antes exclusividade da televisão, passam a ser utilizados também pelos veículos impressos. O estudo traça um paralelo entre as imagens televisivas e as do jornal diário Lance!, considerado o maior diário esportivo do país. Detecta que as imagens televisivas exercem influência sobre as do Lance!.

Biografía del autor/a

Maria Fernanda Cordeiro, Universidade Estadual de Londrina

Jornalista. Especialista em Fotografia pela Universidade Estadual de Londrina.

Paulo Cesar Boni, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Coordenador do Curso de Especialização em Fotografia da Universidade Estadual de Londrina.

Publicado

2005-07-15

Cómo citar

Cordeiro, M. F., & Boni, P. C. (2005). Fotojornalismo esportivo: a influência da televisão na imagem impressa. Discursos Fotograficos, 1(1), 141–166. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2005v1n1p141

Número

Sección

Artigos