Ética, imagem e fotografia na mídia informativa impressa
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2012v8n12p161Palabras clave:
Análise Semiótica. Mídia Impressa. Ética.Resumen
Este trabalho propõe uma discussão em torno do uso da fotografia na mídia impressa informativa, tomando-a como recurso de informação correlacionado ao texto verbal. Analisa esse uso a partir da semiótica, como um elemento de significação tão ou mais eficiente que o texto verbal impresso, capaz de estabelecer relações entre diferentes níveis discursivos – verbal e/ou visual – produzindo, direta e indiretamente, outros efeitos de sentido que, em função do contexto social, histórico e jornalístico, o texto verbal, por si só, não produziria. Tais efeitos suscitam reflexões de caráter ético, posto que os modos de dizer e de significar propostos pelas editorias dos periódicos atuam como discursos paralelos, manipulando o leitor e as próprias normativas éticas prescritas pelos seus códigos de conduta.Descargas
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Publicado
2012-05-15
Cómo citar
Camargo, I. A. (2012). Ética, imagem e fotografia na mídia informativa impressa. Discursos Fotograficos, 8(12), 161–193. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2012v8n12p161
Número
Sección
Artigos
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