Fotoetnografia: Uso e Possibilidades como Método de Pesquisa em Administração

Authors

  • Stêvenis Moacir Moura da Fonseca Universidade de Pernambuco - UPE
  • Andréa Pereira da Silva Universidade de Pernambuco - UPE
  • Emanuel Ferreira Leite Doutor em Ciências de Engenharia pela Universidade do Porto. Professor da Universidade de Pernambuco - UPE.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v14n24p161

Keywords:

Fotoetnografia, Pesquisa Qualitativa, Método de Pesquisa, Antropologia Visual.

Abstract

A fotoetnografia é um método que utiliza a fotografia como narrativa imagética capaz de preservar o dado e convergir para o leitor uma informação cultural a respeito do grupo estudado. O objetivo deste ensaio é discutir o método fotoetnográfico no âmbito da pesquisa em Administração, apresentando conceitos, sua operação e uma reflexão sobre como pode ser utilizado na área. Os parâmetros adotados na realização deste artigo seguiram a linha da antropologia visual, bem como foram utilizados os passos da etnografia, tendo em vista a ausência de protocolo para operação do método específico na literatura. Dessa maneira, concluiu-se que a fotoetnografia pode representar uma extensão eficaz da etnografia para a consecução de pesquisas em Administração com determinados sujeitos em diferentes locais de interação social.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Stêvenis Moacir Moura da Fonseca, Universidade de Pernambuco - UPE

Mestrado em Administração/Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável pela Universidade de Pernambuco.

Andréa Pereira da Silva, Universidade de Pernambuco - UPE

Mestrado em Administração/Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável - UPE.

Emanuel Ferreira Leite, Doutor em Ciências de Engenharia pela Universidade do Porto. Professor da Universidade de Pernambuco - UPE.

PhD

Published

2018-06-16

How to Cite

da Fonseca, S. M. M., da Silva, A. P., & Leite, E. F. (2018). Fotoetnografia: Uso e Possibilidades como Método de Pesquisa em Administração. Discursos Fotograficos, 14(24), 161–189. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v14n24p161

Issue

Section

Artigos