Cindy Sherman e Robert Mapplethorpe lado a lado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v22.51986

Palavras-chave:

Robert Mapplethorpe, Cindy Sherman, Fotografia, Estética Contemporânea

Resumo

Este artigo faz uma análise comparativa entre duas obras fotográficas de dois fotógrafos norte-americanos: Cindy Sherman e Robert Mapplethorpe, respectivamente a foto #255 da série Sex Pictures e o "Autorretrato com chicote". Nosso interesse em tais obras é seu potencial crítico para as questões que giram em torno da relação entre fotografia, estética contemporânea, teoria queer e políticas identitárias nos dias de hoje. Após fazer uma contextualização histórica, é feita uma descrição dos elementos visuais das fotografias com base na semiótica visual segundo Leon (2017), que serve de subsídio a uma interpretação em linha hermenêutica, para, então, fazer aproximações a partir de possibilidades de intertextualidades, do ponto de vista da experiência estética com Antonin Artaud, Arthur Danto e a filosofia das emoções

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Lins e Silva Dutra, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Estudos da Tradução pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo e outros ensaios. Tradução de Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009.

ARTAUD, Antonin. O teatro e a peste. In: ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 2006. p. 24.

ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BAILEY, Fenton; BARBATO, Randy. Mapplethorpe. Look at the pictures. Milão: Feltrinelli, 2016. DVD. Con libro.

BUTLER, Judith. Performative acts and gender constitution: an essay in phenomenology and feminist theory. In: CASE, Sue-Ellen (ed.). Performing feminisms: feminist critical theory and theatre. p. 270-282.

BUTLER, Judith. Regulações de gênero. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 42, p. 249-274, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-8333201400420249 DOI: https://doi.org/10.1590/0104-8333201400420249

CHANTER, Tina. Gênero: conceitos-chave em Filosofia. Porto Alegre: Artmed, 2011.

DANTO, Arthur C. Crítica de arte após o fim da arte. Tradução de Miguel Gally, Clarissa Barbosa e Leandro Aguiar. Viso: Cadernos de Estética Aplicada, Niterói, RJ, v. 7, n. 14, p. 1-17, jul./dez. 2013. Revista eletrônica de estética. versão DOI: https://doi.org/10.22409/1981-4062/v32i/515

online.

DUTRA, Gabriel Lins e Silva. Marcos filosóficos da hermenêutica tradutória. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, SP, v. 27, n. 53, p. 329-364, set./dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.11606/1982-88372753329

FARINA, Mauricius Martins. Sobre as fotos proibidas de Robert Mapplethorpe. Studium, Campinas, SP, n. 29, p. 45-57, 2009. DOI: https://doi.org/10.20396/studium.v0i29.12374

FREGE, Gottlob. Sobre o sentido e a referência. In: FREGE, Gottlob. Lógica e Filosofia da Linguagem. Tradução de Paulo Alcoforado. São Paulo: Edusp - Editora da Universidade de São Paulo, 2009. p. 129-158.

GRONDIN, Jean. Hermenêutica. Tradução de Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. ISBN 978-85-7934-017-8.

LEON, Salvador. The Semiotics of photography: towards objective hermeneutics. Philosophy Study, Wilmington, DE, v. 7, n. 12, p. 634-644, Dec. 2017. DOI: 0.17265/2159-5313/2017.12.002 DOI: https://doi.org/10.17265/2159-5313/2017.12.002

MAHO, Jonathan. L'image, piège à regard: obsessions et illusions dans l'Å“uvre de Robert Mapplethorpe. L'atelier, Paris, v. 9, n. 2, p. 134-149, 2017a. Disponível em: https://ojs.parisnanterre.fr/index.php/latelier/article/view/496/pdf. Acesso em: 10 fev. 2025.

MAHO, Jonathan. Pictures versus Pictures. Exposition Robert Mapplethorpe (Paris, 2014). Transatlantica - American Studies Journal, Paris, v. 2, p. 1-7, 2014. DOI: https://doi.org/10.4000/transatlantica.7035

MAHO, Jonathan. Redécouvrir Robert Mapplethorpe. Études Photographiques, Paris, n. 35, 2017b. URL: http:// journals.openedition.org/etudesphotographiques/3694

MARIM, Caroline Izidoro. Objetos de emoções: objetos de amor, tecidos afetivos, peles ... Perspectiva Filosófica: PF, Recife, v. 44, n. 1, p. 218-230, 2017. DOI: https://doi.org/10.51359/2357-9986.2017.230367

MCDOWELL, Kelly. Censorship and the radicalization of the Body in the Photography of Mapplethorpe and Serrano. Cultura, Lenguaje y Representación/Culture, Language and Representation: revista de estudios culturales de la Universitat Jaume I, Castelló de la Plana, v. 1, p. 7-18, 2004. DOI: https://raco.cat/index.php/CLR/article/view/106018

PEIXOTO, Saulo Taveira. Self-portrait: uma análise do Portfolio X de Robert Mapplethorpe. Orientadora: Eduarda Escila Ferreira Lopes Monteiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fotografia) - Universidade de Araraquara, SP, Araraquara, 2018. versão online.

STEFANINK, Bernd; BÄ‚LÄ‚CESCU, Loana. Le verbum interius du traducteur et la cristallisation du sens: la traçabilité du processus traduisant à travers les isotopies et les sciences cognitives. Érudit Revues Meta, Montréal, v. 62, n. 2, p. 243-484, 201. DOI: https://doi.org/10.7202/1041025aradresse copiéeune erreur s'est produite DOI: https://doi.org/10.7202/1041025ar

WALLACH, Amei. Art/Architecture Finding Mapplethorpe's Inner Cindy Sherman. The New York Times, New York, 14 Sep. 2003. versão online.

Downloads

Publicado

2025-05-20

Como Citar

Lins e Silva Dutra, G. (2025). Cindy Sherman e Robert Mapplethorpe lado a lado. Discursos Fotograficos, 22, e51986. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v22.51986

Edição

Seção

Artigos