A fotografia em práticas educacionais: uma (re)interpretação na perspectiva de Rancière

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v22.51694

Palavras-chave:

Prática Educacional, Fotográfico, Signo, Educação do Olhar

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa envolvendo o fotográfico em práticas educacionais e tem como objetivo refletir sobre a fotografia enquanto signo e apontar as possibilidades de reinterpretação de práticas educacionais que agregam o fotográfico. Deste modo, apresentam-se aspectos da fotografia na perspectiva de Barthes, Flusser e Peirce, entre outros; ideias de Rancière que constam na obra “O espectador emancipado” e, por fim, apresenta-se uma reinterpretação da prática educacional envolvendo o fotográfico. O artigo é relevante por mostrar que a ambiência, então construída em sala de aula, envolve a tradução de signos pelo mestre e pelo aprendiz e prima pela educação do olhar, com foco no olhar contemplativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ogécia Drigo, Universidade de Sorocaba

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, com pós-doutorado pela ECA/USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura de Uniso/Sorocaba/SP.

José Ferreira da Silva Neto, Universidade de Sorocaba

 Doutor em Educação pela Universidade de Sorocaba (UNISO).

Referências

ALVES, Rubem. Educação dos sentidos e mais. Rio de Janeiro: Verus, 2014.

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Lisboa: Edições 70, 2006.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. São Paulo: Papirus, 2001.

DURAND, Gilbert. O imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro: DIFEL, 2004.

FLUSSER, Vilém. A filosofia da ficção de Vilém Flusser. São Paulo: Annablume, 2011.

GASPARETTO JÚNIOR, Antonio. Argonautas. Disponível em: https://www.infoescola.com/mitologia-grega/argonautas/. Acesso em: 27 dez. 2023.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas: Papirus, 2011.

MAFFESOLI, Michael. No fundo das aparências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

PEIRCE, Charles Sanders. Elements of logic. In: HARTSHORNE, Charles; WEISS, Paul. Collected papers of Charles S. Peirce. Cambridge: Harvard University Press, 1932. v. 2.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.

SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica e mídia. São Paulo: Iluminuras, 2001.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2025-10-01

Como Citar

Drigo, M. O., & Silva Neto, J. F. da. (2025). A fotografia em práticas educacionais: uma (re)interpretação na perspectiva de Rancière. Discursos Fotograficos, 22, e51694 . https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v22.51694

Edição

Seção

Artigos