A fotografia em práticas educacionais: uma (re)interpretação na perspectiva de Rancière
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v22.51694Palavras-chave:
Prática Educacional, Fotográfico, Signo, Educação do OlharResumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa envolvendo o fotográfico em práticas educacionais e tem como objetivo refletir sobre a fotografia enquanto signo e apontar as possibilidades de reinterpretação de práticas educacionais que agregam o fotográfico. Deste modo, apresentam-se aspectos da fotografia na perspectiva de Barthes, Flusser e Peirce, entre outros; ideias de Rancière que constam na obra “O espectador emancipado” e, por fim, apresenta-se uma reinterpretação da prática educacional envolvendo o fotográfico. O artigo é relevante por mostrar que a ambiência, então construída em sala de aula, envolve a tradução de signos pelo mestre e pelo aprendiz e prima pela educação do olhar, com foco no olhar contemplativo.
Downloads
Referências
ALVES, Rubem. Educação dos sentidos e mais. Rio de Janeiro: Verus, 2014.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Lisboa: Edições 70, 2006.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. São Paulo: Papirus, 2001.
DURAND, Gilbert. O imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro: DIFEL, 2004.
FLUSSER, Vilém. A filosofia da ficção de Vilém Flusser. São Paulo: Annablume, 2011.
GASPARETTO JÚNIOR, Antonio. Argonautas. Disponível em: https://www.infoescola.com/mitologia-grega/argonautas/. Acesso em: 27 dez. 2023.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas: Papirus, 2011.
MAFFESOLI, Michael. No fundo das aparências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
PEIRCE, Charles Sanders. Elements of logic. In: HARTSHORNE, Charles; WEISS, Paul. Collected papers of Charles S. Peirce. Cambridge: Harvard University Press, 1932. v. 2.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.
SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica e mídia. São Paulo: Iluminuras, 2001.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Ogécia Drigo, José Ferreira da Silva Neto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Discursos fotográficos adota a licença CC-BY-NC, esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.













