A apropriação do fotojornalismo na Publicidade e Propaganda como estratégia sensível: a mudança de sentido nas campanhas Veja os dois lados da notícia da BBC News e Construtores do Amanhã da Lego
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v22.51182Palavras-chave:
publicidade, propaganda, fotojornalismo, estratégia do sensívelResumo
Esta pesquisa busca compreender como a publicidade se apropria do fotojornalismo como estratégia sensível a partir da análise da mudança de sentido das fotografias Mulher contra o exército e Almoço no Arranha-céu nas campanhas Veja os dois lados da notícia, da BBC, News, e Construtores do Amanhã, da Lego. Através de uma Análise Cultural (Moraes, 2016), com foco na produção midiática, será realizada uma decodificação dos significados que integram as fotografias e as campanhas publicitárias e as suas mudanças, apresentando continuidades e rupturas, através das sensações e valores apresentados. Como resultado, foi possível inferir o uso da estética fotojornalística pela publicidade e propaganda para alcançar maior credibilidade para as marcas, dinamizando efeitos de sentido no receptor, fomentando o consumo e a lógica capitalista.
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