A apropriação do fotojornalismo na Publicidade e Propaganda como estratégia sensível: a mudança de sentido nas campanhas Veja os dois lados da notícia da BBC News e Construtores do Amanhã da Lego

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v22.51182

Palavras-chave:

publicidade, propaganda, fotojornalismo, estratégia do sensível

Resumo

Esta pesquisa busca compreender como a publicidade se apropria do fotojornalismo como estratégia sensível a partir da análise da mudança de sentido das fotografias Mulher contra o exército e Almoço no Arranha-céu nas campanhas Veja os dois lados da notícia, da BBC, News, e Construtores do Amanhã, da Lego. Através de uma Análise Cultural (Moraes, 2016), com foco na produção midiática, será realizada uma decodificação dos significados que integram as fotografias e as campanhas publicitárias e as suas mudanças, apresentando continuidades e rupturas, através das sensações e valores apresentados. Como resultado, foi possível inferir o uso da estética fotojornalística pela publicidade e propaganda para alcançar maior credibilidade para as marcas, dinamizando efeitos de sentido no receptor, fomentando o consumo e a lógica capitalista.

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Biografia do Autor

Larissa Caldeira de Fraga, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

 Doutora em Comunicação Social (PUCRS). 

Deivison Moacir Cezar de Campos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências da Comunicação (Unisinos). Professor na Escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do RS (PUC/RS).  

Larissa Finger Philomena, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduanda em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

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Publicado

2025-10-01

Como Citar

Fraga, L. C. de, Moacir Cezar de Campos, D., & Philomena, L. F. (2025). A apropriação do fotojornalismo na Publicidade e Propaganda como estratégia sensível: a mudança de sentido nas campanhas Veja os dois lados da notícia da BBC News e Construtores do Amanhã da Lego. Discursos Fotograficos, 22, e51182. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v22.51182

Edição

Seção

Artigos