O Coringa de Todd Philips, um estranho que nos é familiar
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v20n34p98Palavras-chave:
Coringa, Psicanálise, Estranho familiar, Todd PhilipsResumo
O presente artigo analisa o personagem Coringa, do filme do mesmo nome, dirigido por Todd Philips (2019), por um viés psicanalítico, trazendo recortes da narrativa que mostram a transformação do personagem principal por meio de algumas aproximações teóricas com alguns conceitos de Freud, tais como pulsão de morte, castração, complexo de Édipo e o estranho familiar, sendo este último elemento chave para a interpretação do personagem aqui proposta. Do ponto de vista metodológico, percorremos a análise do personagem ao longo da narrativa do filme, usando os conceitos da psicanálise abordados. A proposta de aproximação com esse campo do conhecimento pretende contribuir para a melhor compreensão do personagem ao longo da construção da narrativa, explicando a aparente duplicidade do personagem.
Downloads
Referências
AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas, SP: Papirus, 1993.
BATMAN - o cavaleiro das trevas. Direção: Christopher Nolan. Estados Unidos da América: DC Comics, Warner Bros. Entertainment, 2008. 1 DVD (ca. 152 min).
BAUMAN, Zygmunt. O amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2004.
CHENIAUX, Elie; FERNANDEZ. Jésus Landeira. Cinema e loucura: conhecendo os transtornos mentais através dos filmes. Porto Alegre, RS: Artmed, 2010.
COMO VIVER o Coringa drenou Heath Ledger física e mentalmente. Rolling Stone, São Paulo, 15 abr. 2020. Disponível em: https://rollingstone.uol.com.br/noticia/como-viver-o-coringa-drenou-heath-ledger-fisica-e-mentalmente/. Acesso em: 21 jan. 2023.
CORINGA. Direção: Todd Phillips. Produção: Village Roadshow Pictures. Estados Unidos: Warner Bros, 2019.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. v. 1.
FINK, Bruce. O sujeito lacaniano: entre a linguagem e o gozo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.
FLAKIN, Nathaniel. Joker: the despair of capitalism and the hope of riots. Left Voice, United States, 8 oct. 2019. Disponível em: https://www.leftvoice.org/joker-the-despair-of-capitalism-and-the-hope-of-riots/. Acesso em: 22 abr. 2024.
FOUCAULT, Michel. Aula 06 de janeiro de 1982 - primeira hora. In: FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2006, p. 3-34.
FREUD, Sigmund. Além do princípio do prazer. Belo Horizonte: Grupo Autêntica, 2020. E-book. FREUD, Sigmund. O estranho. Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Coleção Edição Standard Brasileira das obras completas de Sigmund Freud, v. 17).
FREUD, Sigmund. O infamiliar [das unheimliche]: edição bilíngue comemorativa (1919-2019). In: FREUD, Sigmund. O infamiliar: das unheimliche (1919). Tradução de Ernani Chaves e Pedro Heliodoro Tavares. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. p. 27-126. (Obras Incompletas de Sigmund Freud).
FREUD, Sigmund. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1974.HABERMAS, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade. Tradução de Ana Maria Bernardo. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1998.
LACAN, Jacques. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
LACAN, Jacques. O seminário: livro 20: mais ainda. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
LIMA, Denise. Diálogo entre a sociologia e a psicanálise: o indivíduo e o sujeito. Salvador: EDUFBAA, 2012.
CURIOSIDADES sobre o Heath Ledger e seu Coringa. Minilua, [S. l.], 08 out. 2019. Disponível em: https://minilua.com/curiosidades-heath-ledger-seu-coringa/. Acesso em: 28 maio 2022.
UM ESTRANHO no ninho. Direção: Milos Forman. Estado Unidos da América: Fantasy Films Production, 1975. 1 DVD (ca. 134 min).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Roberta Klink Postali, Tarcisio Torres Silva, Eliane Righi de Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Discurso fotográfico adota a licença CC-BY-NC, esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.