Desespero de ser visto: comunicação e as pedagogias midiáticas contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v20n34p116Palavras-chave:
Comunicação, Educação, Pedagogias midiáticasResumo
Este ensaio é uma reflexão a partir da mobilização de uma personagem conceitual para problematizar os efeitos da comunicação contemporânea. Embasado pela perspectiva de uma pedagogia midiática, analisa-se o efeito de desespero na produção e disseminação de imagens de si que constituem uma das lógicas da contemporaneidade e que educam os corpos e as subjetividades. Assim, a questão orientadora deste texto é: de que modo as imagens disseminadas nas redes sociais constituem uma pedagogia midiática que educa corpos e subjetividades acerca das sexualidades nas relações contemporâneas? Essa questão é mobilizada pelo objetivo geral de problematizar os efeitos pedagógicos das imagens produzidas e disseminadas pelas redes sociais.
Downloads
Referências
BAITELLO JÚNIOR, Norval. A era da iconofagia: reflexões sobre a imagem, comunicação, mídia e cultura. São Paulo: Paulus, 2014.
BAITELLO JÚNIOR, Norval. Existências penduradas: selfies, retratos e outros penduricalhos. Por uma ecologia das imagens. São Leopoldo, RS: Ed. UNISINOS, 2019.
BAITELLO JÚNIOR, Norval. Podem as imagens devorar os corpos? Sala Preta, São Paulo, SP, v. 7, p. 77-82, 2007. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57322/60304. Acesso em: 11 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v7i0p77-82
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Junior e Alberto Alonso Munoz. São Paulo: Editora 34, 1993.
GAIMAN, Neil. Sandman – Estação das Brumas: um prelúdio. São Paulo: DC Comics/Editora Globo, 1991.
HAN, Byung-Chul. A sociedade da transparência. Tradução de Enio Paulo Giachini. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017b.
HAN, Byung-Chul. No enxame. Notas sobre o digital. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Tradução de Enio Paulo Giachini. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017a.
HARAZIM, Dorrit. O instante certo. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
INNIS, Harold. O viés da comunicação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
MARCONDES FILHO, Ciro. Até que ponto, de fato, nos comunicamos? 2. ed. São Paulo: Paulus, 2007. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2006.64588
MONDZAIN, Marie-José. Homo spectator: ver>fazer ver. Lisboa: Orfeu Negro, 2015.
SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
TAKARA, Samilo. Esvai a caixa de Pandora: percepções, emoções e sentidos. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 8, n. 17, Sorocaba, p. 158-176, 2020. DOI: https://doi.org/10.22484/2318-5694.2020v8n17p158-176
TAKARA, Samilo. Pedagogias pornográficas: sexualidades e representações midiáticas. Porto Velho, RO: EDUFRO, 2022. DOI: https://doi.org/10.47209/978-65-87539-81-2
TEIXEIRA, Rodrigo Corrêa. Sandman – mitologia para as novas gerações. Comum, Rio de Janeiro, v. 11, n. 25, p. 187-197, 2005.
TÜRCKE, Christoph. Sociedade excitada: filosofia da sensação. Tradução de Antonio A. S. Zuin et al. Campinas, SP: Unicamp, 2010.
ZAGO, Luis Felipe. Os meninos: corpo, gênero e sexualidade em e através de sites de relacionamento. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Samilo Takara
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Discursos fotográficos adota a licença CC-BY-NC, esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.