Desespero de ser visto: comunicação e as pedagogias midiáticas contemporâneas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v20n34p116

Palavras-chave:

Comunicação, Educação, Pedagogias midiáticas

Resumo

Este ensaio é uma reflexão a partir da mobilização de uma personagem conceitual para problematizar os efeitos da comunicação contemporânea. Embasado pela perspectiva de uma pedagogia midiática, analisa-se o efeito de desespero na produção e disseminação de imagens de si que constituem uma das lógicas da contemporaneidade e que educam os corpos e as subjetividades. Assim, a questão orientadora deste texto é: de que modo as imagens disseminadas nas redes sociais constituem uma pedagogia midiática que educa corpos e subjetividades acerca das sexualidades nas relações contemporâneas? Essa questão é mobilizada pelo objetivo geral de problematizar os efeitos pedagógicos das imagens produzidas e disseminadas pelas redes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samilo Takara, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor na Universidade Federal de Rondônia (UNIR).  

Referências

BAITELLO JÚNIOR, Norval. A era da iconofagia: reflexões sobre a imagem, comunicação, mídia e cultura. São Paulo: Paulus, 2014.

BAITELLO JÚNIOR, Norval. Existências penduradas: selfies, retratos e outros penduricalhos. Por uma ecologia das imagens. São Leopoldo, RS: Ed. UNISINOS, 2019.

BAITELLO JÚNIOR, Norval. Podem as imagens devorar os corpos? Sala Preta, São Paulo, SP, v. 7, p. 77-82, 2007. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57322/60304. Acesso em: 11 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v7i0p77-82

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Junior e Alberto Alonso Munoz. São Paulo: Editora 34, 1993.

GAIMAN, Neil. Sandman – Estação das Brumas: um prelúdio. São Paulo: DC Comics/Editora Globo, 1991.

HAN, Byung-Chul. A sociedade da transparência. Tradução de Enio Paulo Giachini. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017b.

HAN, Byung-Chul. No enxame. Notas sobre o digital. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Tradução de Enio Paulo Giachini. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017a.

HARAZIM, Dorrit. O instante certo. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

INNIS, Harold. O viés da comunicação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

MARCONDES FILHO, Ciro. Até que ponto, de fato, nos comunicamos? 2. ed. São Paulo: Paulus, 2007. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2006.64588

MONDZAIN, Marie-José. Homo spectator: ver>fazer ver. Lisboa: Orfeu Negro, 2015.

SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

TAKARA, Samilo. Esvai a caixa de Pandora: percepções, emoções e sentidos. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 8, n. 17, Sorocaba, p. 158-176, 2020. DOI: https://doi.org/10.22484/2318-5694.2020v8n17p158-176

TAKARA, Samilo. Pedagogias pornográficas: sexualidades e representações midiáticas. Porto Velho, RO: EDUFRO, 2022. DOI: https://doi.org/10.47209/978-65-87539-81-2

TEIXEIRA, Rodrigo Corrêa. Sandman – mitologia para as novas gerações. Comum, Rio de Janeiro, v. 11, n. 25, p. 187-197, 2005.

TÜRCKE, Christoph. Sociedade excitada: filosofia da sensação. Tradução de Antonio A. S. Zuin et al. Campinas, SP: Unicamp, 2010.

ZAGO, Luis Felipe. Os meninos: corpo, gênero e sexualidade em e através de sites de relacionamento. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2013.

Downloads

Publicado

2023-07-01

Como Citar

Takara, S. (2023). Desespero de ser visto: comunicação e as pedagogias midiáticas contemporâneas: . Discursos Fotograficos, 20(34), 116–128. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v20n34p116

Edição

Seção

Artigos