Desespero de ser visto: comunicação e as pedagogias midiáticas contemporâneas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v20n34p116

Palabras clave:

Comunicação, Educação, Pedagogias midiáticas

Resumen

Este ensaio é uma reflexão a partir da mobilização de uma personagem conceitual para problematizar os efeitos da comunicação contemporânea. Embasado pela perspectiva de uma pedagogia midiática, analisa-se o efeito de desespero na produção e disseminação de imagens de si que constituem uma das lógicas da contemporaneidade e que educam os corpos e as subjetividades. Assim, a questão orientadora deste texto é: de que modo as imagens disseminadas nas redes sociais constituem uma pedagogia midiática que educa corpos e subjetividades acerca das sexualidades nas relações contemporâneas? Essa questão é mobilizada pelo objetivo geral de problematizar os efeitos pedagógicos das imagens produzidas e disseminadas pelas redes sociais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Samilo Takara, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor na Universidade Federal de Rondônia (UNIR).  

Citas

BAITELLO JÚNIOR, Norval. A era da iconofagia: reflexões sobre a imagem, comunicação, mídia e cultura. São Paulo: Paulus, 2014.

BAITELLO JÚNIOR, Norval. Existências penduradas: selfies, retratos e outros penduricalhos. Por uma ecologia das imagens. São Leopoldo, RS: Ed. UNISINOS, 2019.

BAITELLO JÚNIOR, Norval. Podem as imagens devorar os corpos? Sala Preta, São Paulo, SP, v. 7, p. 77-82, 2007. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57322/60304. Acesso em: 11 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v7i0p77-82

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Junior e Alberto Alonso Munoz. São Paulo: Editora 34, 1993.

GAIMAN, Neil. Sandman – Estação das Brumas: um prelúdio. São Paulo: DC Comics/Editora Globo, 1991.

HAN, Byung-Chul. A sociedade da transparência. Tradução de Enio Paulo Giachini. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017b.

HAN, Byung-Chul. No enxame. Notas sobre o digital. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Tradução de Enio Paulo Giachini. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017a.

HARAZIM, Dorrit. O instante certo. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

INNIS, Harold. O viés da comunicação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

MARCONDES FILHO, Ciro. Até que ponto, de fato, nos comunicamos? 2. ed. São Paulo: Paulus, 2007. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2006.64588

MONDZAIN, Marie-José. Homo spectator: ver>fazer ver. Lisboa: Orfeu Negro, 2015.

SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

TAKARA, Samilo. Esvai a caixa de Pandora: percepções, emoções e sentidos. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 8, n. 17, Sorocaba, p. 158-176, 2020. DOI: https://doi.org/10.22484/2318-5694.2020v8n17p158-176

TAKARA, Samilo. Pedagogias pornográficas: sexualidades e representações midiáticas. Porto Velho, RO: EDUFRO, 2022. DOI: https://doi.org/10.47209/978-65-87539-81-2

TEIXEIRA, Rodrigo Corrêa. Sandman – mitologia para as novas gerações. Comum, Rio de Janeiro, v. 11, n. 25, p. 187-197, 2005.

TÜRCKE, Christoph. Sociedade excitada: filosofia da sensação. Tradução de Antonio A. S. Zuin et al. Campinas, SP: Unicamp, 2010.

ZAGO, Luis Felipe. Os meninos: corpo, gênero e sexualidade em e através de sites de relacionamento. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2013.

Publicado

2023-07-01

Cómo citar

Takara, S. (2023). Desespero de ser visto: comunicação e as pedagogias midiáticas contemporâneas: . Discursos Fotograficos, 20(34), 116–128. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v20n34p116

Número

Sección

Artigos