Objetificação do corpo e a boa aparência: membranas históricas, raízes discriminatórias reveladas na fotografia contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v19n33p122Palavras-chave:
Fotografia Contemporânea;, Discriminação; , Corpo; , História.Resumo
O presente artigo apresenta uma análise de quatro imagens elaboradas pelo multiartista Eustáquio Neves. O conjunto de imagens faz parte da exposição intitulada Outros Navios: Fotografias de Eustáquio Neves, em cartaz no SESC/SP desde 07 de setembro de 2022. As fotografias das series anteriores, Objetificação do Corpo (1994-2000), A boa aparência (2000) respectivamente, em Outros Navios surge compreendendo novos discursos, provocações ao versar sobre a visualidade na contemporaneidade através da fotografia expandida. O breve estudo pretende abordar via hibridações de Eustáquio Neves, em diálogo com corpo capitalístico e transversalidades discriminatórias, - as membranas históricas, as rasuras registradas na superfície das imagens. E ainda dar a ver a presença, a impregnação dos preconceitos e das violências sociais e culturais sofridas pelas “minorias”.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Ninfas. São Paulo: Hedra, 2012.
BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. Tradução: Sergio Paulo. São Paulo: Brasiliense, 2011.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2006.
BERGSON, Henri. Mélanges. Éditiondu Centenaire. Paris: P.U.F., 1972.
BERGSON, Henri. Matéria e memória - ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BERGSON, Henri. Introdução à metafísica. In: O pensamento e o movente. Ensaios e conferências. Tradução: Bento Prado Neto. São Paulo: Martins Fontes, 2006. p. 183-234.
COLI, Jorge. O corpo da liberdade: reflexões sobre a pintura do século XIX. São Paulo: Cosac &Naify, 2010.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem. Questão colocada aos fins de uma história da arte. Tradução: Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, 2017.
FRANCO, Juliana. de Oliveira. Rocha. Corpo e alteridade a experiência estética na videoarte. RS: Novas Edições Acadêmicas, 2015.
GOODMAN, Nelson. Art in action. In: Encyclopaedia of Aesthetics. New York: Oxford UP, 1998. v. 2.
GUATTARI, Félix. O inconsciente maquínico: ensaios de esquizo-análise. Tradução: Constança Marcondes César e Lucy Moreira César. Campinas: Papirus, 1998.
GUATTARI, Félix. ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 2007.
LAGNADO, Lisette. A instauração: um conceito entre instalação e performance. Lapiz. Revista Internacional de Arte, Madri, n. 134-135. jul./set. 1997.
MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac &Naify, 2003.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.
SERRES, Michel. A comunicação. Porto: Res, 1998.
SESCSP. Outros Navios: Fotografias de Eustáquio Neves. Exposição de 07/09/2021 a 26/02/2022. Curadoria de Éder Chiodetto. Disponível em: https://www.sescsp.org.br/programacao/outros-navios-fotografias-de-eustaquio-neves/. Acesso em:10 out. 2022
SESCSP. Exposição “Outros Navios: Fotografias de Eustáquio Neves” chega no dia 7 de setembro ao Sesc Ipiranga. 13 out. 2022. Disponível em: https://www.sescsp.org.br/exposicao-outros-navios-fotografias-de-eustaquio-neves-chega-no-dia-7-de-setembro-no-sesc-ipiranga/. Acesso em: 10 out. 2022.
TUNGA. In: NETFLIX. Documentários brasileiros. Inhotim, 2018, 38min 12s a 38min 29s. Disponível em: https://www.netflix.com/br/title/81311699. Acesso em: 14 out. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Adriana Camargo Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Discursos fotográficos adota a licença CC-BY-NC, esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.